O que compensa mais: gasolina ou etanol? : estratégias a partir da investigação na sala de aula de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Thais Ester-
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19477-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006920-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo apresentamos o relato de uma experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado durante a regência de uma aula na qual foi realizada uma atividade investigativa. Assim, estabelecemos como objetivo analisar as estratégias adotadas pelos alunos durante tal atividade, na qual noções de porcentagem foram mobilizadas para reflexão sobre o consumo de combustível em automóveis. Para tanto, do ponto de vista teórico, lançamos mão de um conceito de investigação que ressalta a importância de se valorizar o papel social da matemática. Metodologicamente, nos valemos da legitimidade reconhecida nas pesquisas sobre a própria prática. Torna-se imperativo ressaltar que o material sobre o qual incidirá a análise, foi produzido a partir dos registros de uma aula no relatório de estágio e no diário de campo de um dos autores. Como principais resultados, destacamos: i) a atividade investigativa pareceu ter incentivado os alunos no sentido de utilizarem o conceito de porcentagem para comparar qual combustível era economicamente mais vantajoso, a partir de uma ação de coletar informações reais sobre os preços praticados pelos postos de combustível da cidade em que residiam; ii) por meio da atividade investigativa, os estudantes fizeram uso de duas estratégias diferentes para o cálculo de porcentagens.-
Descrição: dc.descriptionIn this article we present the report of an experience lived during the Supervised Internship discipline during the conduction of a class in which an investigative activity was carried out. Thus, we established the objective of analyzing the strategies adopted by the students during this activity, in which notions of percentage were mobilized to reflect on fuel consumption in automobiles. Therefore, from a theoretical point of view, the report makes use of a research concept that emphasizes the importance of valuing the social role of Mathematics in society. Methodologically, we make use of the legitimacy recognized in research on the practice itself. It is imperative to emphasize that the material, on which the analysis will focus, was produced from records of a class in the internship report and in the field diary of one of the authors. As main results, we highlight: i) the investigative activity seemed to have encouraged students to use the concept of percentage to compare which fuel was economically more advantageous, from an action of collecting real information about the prices charged by gas stations the city in which they resided; ii) through the investigative activity, the students used two different strategies to calculate percentages.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: Revista Espaço Plural <https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33121>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula de matemática-
Título: dc.titleO que compensa mais: gasolina ou etanol? : estratégias a partir da investigação na sala de aula de matemática.-
Título: dc.titleWhich pays more: gasoline or ethanol? : strategies from research in the Mathematics classroom.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.