Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castro, Paulo de Tarso Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Mansur, Kátia Leite | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Úrsula Ruchkys de | - |
Autor(es): dc.creator | Imbernon, Rosely Aparecida Liguori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14526 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.29396/jgsb.2021.v4.SI1.3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006918 | - |
Descrição: dc.description | The last thirty years have seen major changes in the relationship between humanity and the Earth system. The United Nations Conference on Environment and Development, RIO 92, brought both the society and the scientific community, in general, the perception of the need for an integrated view of the Earth and the meaning of the irresponsible intensity of the exploitation of natural resources, by definition restricted to the planet. From this convention emerged integrative initiatives in the natural, human, and social sciences. Two fields of geoscientific knowledge have emerged: geoconservation and geoethics. Geoconservation, more widespread today, deals with the conservation of outcrops, rocks, minerals, and fossils of geoscientific relevance and their forming processes, spreading its values both at the scientific, educational, and tourist levels. Geoethics, for its part, is concerned with the relationship between huma nity and the Earth system, seeking to act in education as well as in the professional practice of geoscien tists. Between both fields, there is an overlap of action zones. In these overlapping zones, intensive rock sampling in important outcrops from the point of view of geoconservation is discussed. What is in focus is the responsibility of geoscientists to preserve the integrity of emblematic outcrops in the construction of knowledge about geohistory. Equally important are the way and quality of the dissemination of infor mation on the elements of geodiversity and the implications for society, in terms of natural disasters and those resulting from the anthropic activity. This article presents an analysis of the interaction between these fields in the educational agenda of universities and professional associations of geoscientists. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 Internacional License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics for geoscientists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geoeducation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissemination of geoscientific information | - |
Título: dc.title | Geoethics and geoconservation : integrated approaches. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: