Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, José Elias de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Kleziane de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1933 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006917 | - |
Descrição: dc.description | Artigo científico apresentado ao curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | A inclusão escolar é um tema amplamente discutido na educação, especialmente no que se refere à inserção de pessoas com deficiência no ambiente regular de ensino. Baseado nesse pensamento, este estudo buscou investigar as percepções de professores da Educação Básica sobre a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no ensino regular, além de provocar reflexões sobre a árdua e desafiadora tarefa da escola na missão de incluir na sociedade pessoas com algum tipo de deficiência de forma igualitária, justa e humana. Foram entrevistados oito professores da rede pública de três municípios do estado de Rondônia. Os resultados indicam que as principais dificuldades identificadas pelo grupo pesquisado foram falta de recursos materiais para atender a diversidade das demandas de PCD, apoio técnico insuficiente para apoiar e orientar os professores, maior implementação de formação continuada para professores em serviço, melhorias na infraestrutura escolar e mais apoio familiar. Os dados permitiram que, além de visualizar situações inibidoras no processo inclusivo, apontam também para possíveis tomada de decisões quanto a solução de problemas urgentes que certamente agregarão qualidade à proposta inclusiva no trabalho escolar. | - |
Descrição: dc.description | School inclusion is a widely discussed topic in education, especially with regard to the inclusion of people with disabilities in the regular teaching environment. Based on this thought, this study sought to investigate the perceptions of Basic Education teachers about the inclusion of people with disabilities (PWD) in regular education, in addition to provoking reflections on the arduous and challenging task of the school in its mission to include people with some type of disability in society in an egalitarian, fair and humane way. Eight public school teachers from three municipalities in the state of Rondônia were interviewed. The results indicate that the main difficulties identified by the researched group were lack of material resources to meet the diversity of PWD demands, insufficient technical support to support and guide teachers, greater implementation of continuing training for in-service teachers, improvements in school infrastructure and more family support. The data allowed that, in addition to visualizing inhibiting situations in the inclusive process, they also point to possible decision-making regarding the solution of urgent problems that will certainly add quality to the inclusive proposal in school work. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Colorado do Oeste | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios e diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Challenges and diversity | - |
Título: dc.title | Inclusão escolar no ensino regular: percepções de professores sobre a prática inclusiva em escolas públicas de três municípios de Rondônia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: