Modelagem Matemática no desperdício de água: lições de Matemática e cidadania

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Agmar Aparecido Félix-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Gideão Rocha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006910-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo possui o propósito de explorar a modelagem matemática no desperdício de água, utilizando-a como ferramenta de conscientização no âmbito da sala de aula. Atividades comuns executadas pelas pessoas durante o dia a dia, como lavar as mãos, dar descarga e tomar banho podem passar despercebidas, porém essas atividades podem gerar um grande consumo de água se executadas de forma inadequada e com grande frequência. Esse desperdício de água não é contabilizado ou analisado pela sociedade comum, podendo gerar problemas em algumas situações como a falta da mesma. Em decorrência disso, a pesquisa busca apresentar a importância de trabalhar, questões como desperdício da água utilizando a modelagem matemática. Desta forma a elaboração de atividades que envolvam expressões matemáticas podem ser aplicadas em sala, de forma prática utilizando o consumo de água presentes nas residências, trazendo a reflexão aos alunos sobre o consumo de água, instigando o ensino crítico no âmbito da cidadania concomitante com a conscientização.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to explore a mathematical modeling without waste of water, using it as an awareness tool in the classroom setting. Common activities people perform during the day, such as hand washing, bathing, and bathing, may go unnoticed, but these activities can generate a large amount of water if done improperly and often. This waste of water is not accounted for or analyzed by the common society, can cause problems in some situations such as lack thereof. As a result, a search research presents an importance of work, issues such as the despair of water using a mathematical modeling. Thus, the elaboration of activities that involve mathematical expressions can be applied in class, practical way of use or consumptionof water present in the homes, bringing a reflection on the students about water consumption, instigating or teaching clinical studies in the citizenship scenario. concomitant with awareness.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua-
Palavras-chave: dc.subjectDesperdício-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectWater-
Palavras-chave: dc.subjectWaste-
Palavras-chave: dc.subjectModeling-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleModelagem Matemática no desperdício de água: lições de Matemática e cidadania-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.