Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006908 | - |
Descrição: dc.description | A História da Matemática (HM) representa uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a Perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados. Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos. | - |
Descrição: dc.description | The study of History of Mathematics can be considered as an important tool for teachers and can be considered a promising teaching methodology in the teaching and learning of Mathematics. In this theoretical article, the sociocultural perspective of the History of Mathematics as a didactic possibility is discussed, primarily the need to consider the context in which mathematical knowledge along with its sociocultural contexts was developed. Knowing how to use the History of Mathematics can equip teachers to better understand both the doubts and questions of their students, which may seem simple at fi rst glance, but if examined historically, present problems that occupied the great minds of many mathematicians. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Acta Scientiae estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva sociocultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contexto sociocultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociocultural Perspective | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of Mathematics | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. | - |
Título: dc.title | Reflections about the socio-cultural perspective of history of mathematics. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: