Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Davidson Paulo Azevedo-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorViana, Marger da Conceição Ventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006908-
Descrição: dc.descriptionA História da Matemática (HM) representa uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a Perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados. Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos.-
Descrição: dc.descriptionThe study of History of Mathematics can be considered as an important tool for teachers and can be considered a promising teaching methodology in the teaching and learning of Mathematics. In this theoretical article, the sociocultural perspective of the History of Mathematics as a didactic possibility is discussed, primarily the need to consider the context in which mathematical knowledge along with its sociocultural contexts was developed. Knowing how to use the History of Mathematics can equip teachers to better understand both the doubts and questions of their students, which may seem simple at fi rst glance, but if examined historically, present problems that occupied the great minds of many mathematicians.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Acta Scientiae estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva sociocultural-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectContexto sociocultural-
Palavras-chave: dc.subjectSociocultural Perspective-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Mathematics-
Título: dc.titleReflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática.-
Título: dc.titleReflections about the socio-cultural perspective of history of mathematics.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.