Transformação digital na gestão pública: uma análise inicial sobre as expectativas e necessidades dos cidadãos em relação à transformação digital

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Maria Ivanilse Calderon-
Autor(es): dc.creatorPurcino, Claudevan Campos-
Autor(es): dc.creatorGomes, Heulallya Raissa Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006904-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a coordenação do curso de Gestão Pública EAD do instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para obtenção do título de tecnologia em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, a transformação digital na gestão pública tem se tornado uma prioridade global, visando modernizar processos e aprimorar a prestação de serviços. Embora os governos estejam adotando plataformas digitais para tornar os serviços mais acessíveis e centrados nas necessidades dos cidadãos, há uma discrepância entre as expectativas da população e a realidade das iniciativas implementadas. Os cidadãos demandam serviços públicos mais transparentes, ágeis e personalizados, mas frequentemente enfrentam desafios como falta de acessibilidade e burocracia digital. Este artigo visa identificar as lacunas entre as expectativas dos cidadãos e a prática governamental na transformação digital. Para isso, será realizada uma revisão da literatura sobre o tema, seguida de uma análise das necessidades identificadas. Além disso, serão apresentados exemplos de iniciativas bem-sucedidas no Brasil e sugestões de melhorias para aumentar a participação cidadã na concepção e implementação de serviços digitais.-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, digital transformation in public management has become a global priority, aiming to modernize processes and improve service delivery. Although governments are adopting digital platforms to make services more accessible and centered on citizens' needs, there is a discrepancy between public expectations and the reality of implemented initiatives. Citizens demand more transparent, agile, and personalized public services but often face challenges such as lack of accessibility and digital bureaucracy. This article aims to identify the gaps between citizens' expectations and government practices in digital transformation. To achieve this, a literature review on the subject will be conducted, followed by an analysis of the identified needs. Furthermore, examples of successful initiatives in Brazil will be presented, along with suggestions for improvements to increase citizen participation in the design and implementation of digital services.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherRevista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação digital-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública-
Palavras-chave: dc.subjectExpectativa dos cidadãos-
Palavras-chave: dc.subjectServiços públicos-
Palavras-chave: dc.subjectDigital transformation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic management-
Palavras-chave: dc.subjectCitizen expectations-
Palavras-chave: dc.subjectDigital public services-
Título: dc.titleTransformação digital na gestão pública: uma análise inicial sobre as expectativas e necessidades dos cidadãos em relação à transformação digital-
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