A formação humana integral e integrada na EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerrari, Sandra Aparecida Fernandes Lopes-
Autor(es): dc.creatorCarrijo, Elaine Cristina Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1718-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006876-
Descrição: dc.descriptionEste material consiste em um guia teórico que apresenta conceitos e princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como faz algumas elucidações acerca de práticas de ensino que vão ao encontro da formação humana integral, não tendo a intenção de esgotar as discussões sobre o assunto, devido a sua amplitude e complexidade. Pretendemos trazer à tona pontos importantes que fundamentam a proposta de ensino dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelos Institutos Federais de Educação, a partir de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Vilhena, com os docentes que atuam no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Trata-se do Produto Educacional que deve ser apresentado como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT. Para a sua elaboração passamos por algumas etapas. Primeiramente, foram realizadas rodas de conversa com dezoito professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Ifro, Campus Vilhena, a partir de um roteiro de perguntas estruturadas, nas quais foi possível fazer um diagnóstico a respeito das concepções dos participantes acerca dos conceitos que envolvem a formação integral e integrada na EPT, que serviram como prévia para a elaboração do presente guia. Na sequência, foi realizada uma oficina com os mesmos participantes para debate e reflexão de alguns pontos relevantes, com base no referencial teórico, fazendo um link com as práticas pedagógicas experienciadas por eles e para contribuírem com a elaboração do material, dando sugestões sobre os pontos que deveriam ser destacados no guia, formato e diagramação. Por meio deste material, esperamos poder contribuir com a ampliação de conhecimentos pertinentes à temática e com o fortalecimento de práticas pedagógicas integradoras, considerando que os professores que atuam na EPT não foram contemplados em sua formação inicial no que tange à docência na EPT e que, muitas vezes, acabam tendo que descobrir, na prática, as especificidades desta modalidade de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Integrada-
Palavras-chave: dc.subjectPolitecnia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Integral-
Título: dc.titleA formação humana integral e integrada na EPT-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.