Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Felipe de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Magno Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Sílvia Patrícia Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1423 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006873 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte,como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Sistemas para Internet | - |
Descrição: dc.description | Este estudo avaliou as barreiras de acessibilidade visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte, com foco na inclusão de alunos com deficiência visual. Através da ferramenta WAVE e da análise de capturas de tela, foram identificadas falhas como contraste inadequado, ausência de descrições alternativas para imagens e ícones, estrutura incorreta de cabeçalhos e uso inadequado de atributos ARIA. As barreiras impactam negativamente a navegação e a participação plena de alunos que utilizam tecnologias assistivas. Com base nas diretrizes WCAG 2.2 e eMAG 3.1, o estudo propôs soluções, como o aumento do contraste e a inclusão de descrições alternativas, além de sugerir a reestruturação dos cabeçalhos e a correção dos menus ARIA. Essas melhorias visam garantir uma experiência de navegação mais inclusiva e eficiente. Além de assegurar a conformidade legal e técnica, as soluções propostas promovem a equidade digital e o compromisso institucional com a inclusão educacional. | - |
Descrição: dc.description | This study evaluated visual accessibility barriers in the Virtual Learning Environment (VLE) of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte, focusing on the inclusion of visually impaired students. Using the WAVE tool and screen captures analysis, issues such as inadequate contrast, absence of alternative text for images and icons, incorrect header structure, and improper use of ARIA attributes were identified. These barriers negatively impact navigation and the full participation of students who rely on assistive technologies. Based on WCAG 2.2 and eMAG 3.1 guidelines, the study proposed solutions such as increasing contrast, including alternative text, restructuring headers, and correcting ARIA menus. These improvements aim to provide a more inclusive and efficient navigation experience. In addition to ensuring legal and technical compliance, the proposed solutions promote digital equity and reflect the institution's commitment to educational inclusion. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational inclusion | - |
Título: dc.title | Desafios da acessibilidade visual no AVA do IFRO campus Porto Velho Zona Norte: identificação e propostas de melhoria | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: