Desafios da acessibilidade visual no AVA do IFRO campus Porto Velho Zona Norte: identificação e propostas de melhoria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Felipe de Almeida-
Autor(es): dc.creatorSilva, Magno Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorGomes, Sílvia Patrícia Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1423-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006873-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte,como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Sistemas para Internet-
Descrição: dc.descriptionEste estudo avaliou as barreiras de acessibilidade visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte, com foco na inclusão de alunos com deficiência visual. Através da ferramenta WAVE e da análise de capturas de tela, foram identificadas falhas como contraste inadequado, ausência de descrições alternativas para imagens e ícones, estrutura incorreta de cabeçalhos e uso inadequado de atributos ARIA. As barreiras impactam negativamente a navegação e a participação plena de alunos que utilizam tecnologias assistivas. Com base nas diretrizes WCAG 2.2 e eMAG 3.1, o estudo propôs soluções, como o aumento do contraste e a inclusão de descrições alternativas, além de sugerir a reestruturação dos cabeçalhos e a correção dos menus ARIA. Essas melhorias visam garantir uma experiência de navegação mais inclusiva e eficiente. Além de assegurar a conformidade legal e técnica, as soluções propostas promovem a equidade digital e o compromisso institucional com a inclusão educacional.-
Descrição: dc.descriptionThis study evaluated visual accessibility barriers in the Virtual Learning Environment (VLE) of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte, focusing on the inclusion of visually impaired students. Using the WAVE tool and screen captures analysis, issues such as inadequate contrast, absence of alternative text for images and icons, incorrect header structure, and improper use of ARIA attributes were identified. These barriers negatively impact navigation and the full participation of students who rely on assistive technologies. Based on WCAG 2.2 and eMAG 3.1 guidelines, the study proposed solutions such as increasing contrast, including alternative text, restructuring headers, and correcting ARIA menus. These improvements aim to provide a more inclusive and efficient navigation experience. In addition to ensuring legal and technical compliance, the proposed solutions promote digital equity and reflect the institution's commitment to educational inclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Sistemas para Internet-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade digital-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDigital accessibility-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Palavras-chave: dc.subjectEducational inclusion-
Título: dc.titleDesafios da acessibilidade visual no AVA do IFRO campus Porto Velho Zona Norte: identificação e propostas de melhoria-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.