Neurociências no processo de ensino-aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Wesden de Almeida-
Autor(es): dc.creatorCruz, Renny Almeida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006860-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta resultados de uma revisão bibliográfica cujo objetivo foi analisar o funcionamento de aptidões humanas e a complexidade da neurociência no processo de ensino-aprendizagem. O embasamento teórico foi em Vygotsky (2000); Ferreira (2010); Gonçalves (2010); Regina Migliori (2013); Malloy-Diniz (2010); Mauro Muszakat (2015); Pimentel (2020); Morin; Díaz (2016); dentre outros/as, para articular a discussão Neurociência e Educação. Dito isto, busca-se perceber a importância de compreender a interferência da Neurociência na formação de educadores da Educação e os objetivos específicos: a) analisar as concepções Neurociência; b) contextualizar sobre como a aprendizagem é alcançada por meio de estímulos neurais e a importância de intervenção pedagógica; c) identificar o entendimento do conceito de neurociência e os desafios de aprendizagem em ciências exatas. Dentre os principais aspectos da pesquisa qualitativa, destacamos a inserção de métodos inovadores (teóricos e práticos) de ciências e suas respectivas didáticas com relação aos processos mentais na formação cognitiva do sujeito. Os resultados da pesquisa apontam que antigos conceitos de ensino precisam ser problematizados, considerando estudos recentes de funcionamentos do cérebro e consequentemente da Neurociência.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the results of a bibliographic review whose objective was to analyze the functioning of human skills and the complexity of neuroscience in the teaching-learning process. The theoretical basis was in Vygotsky (2000); Ferreira (2010); Gonçalves (2010); Regina Migliori (2013); Malloy-Diniz (2010); Mauro Muszakat (2015); Pimentel (2020); Morin; Diaz (2016); among others, to articulate the Neuroscience and Education discourse. That said, we seek to understand the importance of understanding the interference of Neuroscience in the training of Education educators and the specific objectives: a) to analyze the Neuroscience conceptions; b) contextualize how learning is achieved through neural stimuli and the importance of pedagogical intervention; c) identify the understanding of the concept of neuroscience and the learning challenges in exact sciences. Among the main aspects of qualitative research, we highlight the insertion of innovative methods (theoretical and practical) of science and their respective didactics in relation to mental processes in the subject's cognitive formation. The research results indicate that old teaching concepts need to be problematized, considering recent studies of brain functioning and consequently of Neuroscience.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Guajará-Mirim-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociência-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores/as-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroscience-
Palavras-chave: dc.subjectEducators-
Título: dc.titleNeurociências no processo de ensino-aprendizagem-
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