
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pazinato, Maurícius Selvero | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardi, Flávia Maggioni | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Braibante, Mara Elisa Fortes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16335 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.0c00353 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00353?ref=pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006855 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to evaluate the evolution of chemical bonding concepts of high school students at public schools in southern Brazil. For this, we built the epistemological profile of each student who took part in a teaching-learning sequence (TLS) about this topic, based on the foundations of Bachelard’s theory. Following the principles of the qualitative survey, we applied questionnaires to monitor the students’ ideas. The results revealed that the construction of knowledge took place by overcoming epistemological obstacles linked to the realist and empiricist philosophical zones. Most students (55.2%) presented a mostly rationalist profile at the end of the research, but misconceptions already found in the literature constitute strong barriers to the construction of knowledge, among which the nature of chemical bonds and chemical stability stand out. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High School - introductory Chemistry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemical education research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Misconceptions - discrepant events | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ionic bonding | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covalent bonding | - |
| Título: dc.title | Epistemological profile of chemical bonding : evaluation of knowledge construction in high school. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: