Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Sandra Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Douglas da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006854 | - |
Descrição: dc.description | Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado junto ao Curso de Licenciatura em Física. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo objetivou apresentar a culminância de um projeto de pesquisa em que buscou-se por meio de um blog educativo, minimizar as dificuldades de aprendizagens dos estudantes pertencentes a uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Porto Velho Rondônia-Brasil, na disciplina de física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e através da pesquisa de campo foi possível levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e propor ações interventivas com vistas a superar as dificuldades detectadas. A originalidade da pesquisa perpassa pelo fato de utilizarmos uma ferramenta tecnológica apreciada pela maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, para possibilitar-lhes um olhar diferenciado para a disciplina de física. O interesse nesse estudo deu-se pelo fato de percebemos a física no ambiente escolar, muito matematizada e distante do contexto do estudante e ainda, um número expressivo de estudantes com dificuldades de aprendizagem. É um estudo de grande importância e relevância acadêmica, pois, com este estudo, intentamos mobilizar acadêmicos da licenciatura em física e professores da Educação Básica a buscar diferentes estratégias para se trabalhar a disciplina de física afim de beneficiar os estudantes com dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a colaboração de autores como: Oliveira (2008), Corrêa, Santos e Gomes (2016), Fernandes (2016), Geraldo (2017), Penha (2018), entre outros. | - |
Descrição: dc.description | This paper aimed to present the culmination of a research project in which it was sought through an educational blog, to minimize the learning difficulties of students belonging to a state public school in the city of Porto Velho-Rondônia-Brazil, in the discipline of physics. The study has a qualitative approach and through the field research it was possible to raise the main difficulties faced by the students and to propose interventional actions in order to overcome the difficulties detected. The originality of the research goes through the fact that we use a technological tool appreciated by the majority of Brazilian youths and adolescents, to enable them to have a different look at the discipline of physics. The interest in this study was due to the fact that we perceive physics in the school environment, very mathematized and distant from the student's context and also, an expressive number of students with learning difficulties. It is a study of great importance and academic relevance, because, with this study, we intend to mobilize undergraduate physics students and Basic Education teachers to seek different strategies to work in the discipline of physics in order to benefit students with learning difficulties. The study had the collaboration of authors such as: Oliveira (2008), Corrêa, Santos and Gomes (2016), Fernandes (2016), Geraldo (2017), Penha (2018), among others. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Latin American Journal of Science Education | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning difficulties | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics subject | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic Education | - |
Título: dc.title | Dificuldade de aprendizagem em física na educação básica: desafios e possibilidades | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: