Arquitetura escolar: relação do ambiente e a aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fernanda-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ariane Zambon-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Lúdia Bello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1645-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006850-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharelado em Arquiteta e Urbanista.-
Descrição: dc.descriptionA arquitetura escolar tem a capacidade de apropriar os espaços, permitindo que seus usuários possam ter conforto enquanto cumprem seus deveres. Os aspectos da arquitetura escolar promovem um ambiente que potencializa o aprendizado e proporciona bem-estar aos usuários. Vários elementos influenciam no ambiente que podem estimular cognitivamente as crianças, tendo como princípio que cor, temperatura, luminosidade, interação entre espaços, circulação e fatores acústicos são fundamentais nesses espaços. Para compreensão deste estudo foi usado como referência autores que discutem a questão da aprendizagem no espaço escolar. Como metodologia, o processo trouxe consigo uma abordagem qualitativa, e foi usada a forma de coleta de dados por meio de método exploratório, sendo através de revisão da literatura e estudos de caso. Analisando os estudos de caso, foi possível fazer um levantamento que resultou em análise de caráter comparativo das escolas, assim como, identificar semelhanças e problemáticas dessas edificações. Observou-se que as escolas possuem padrões distintos, mas que se assemelham com o tipo tradicional de ensinar. As normas são muito válidas quando se diz respeito a corpos adultos, aos de crianças é necessário que seja levado em consideração as dimensões que elas ocupam, como nas carteiras, a acessibilidade das escolas são as básicas que são necessárias para determinado conforto dos usuários, mas isso muitas vezes não significa, inclusão.-
Descrição: dc.descriptionSchool architecture has the ability to appropriate spaces, allowing users to be comfortable while carrying out their duties. Aspects of school architecture promote an environment that enhances learning and provides well-being for users. Several elements influence the environment that can cognitively stimulate children, based on the principle that color, temperature, luminosity, interaction between spaces, circulation and acoustic factors are fundamental in these spaces. To understand this study, authors who discuss the issue of learning in the school space were used as references. As a methodology, the process brought with it a qualitative approach, and data collection was used through an exploratory method, through literature review and case studies. By analyzing the case studies, it was possible to carry out a survey that resulted in a comparative analysis of the schools, as well as identifying similarities and problems with these buildings. It was observed that schools have different standards, but which are similar to the traditional type of teaching. The standards are very valid when it comes to adult bodies, for children it is necessary to take into account the dimensions they occupy, as in desks, the accessibility of schools are the basic ones that are necessary for a certain comfort of users, but This often does not mean inclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Arquitetura e Urbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto escolar-
Palavras-chave: dc.subjectJean Piaget-
Palavras-chave: dc.subjectConforto escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTipologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do ensino-
Título: dc.titleArquitetura escolar: relação do ambiente e a aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.