Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Iza Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Roseneide Rodrigues de Souza Calazans | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1362 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006809 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Programa de Pós – Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, o exercício do letramento digital tem se tornado uma prática constante, as ferramentas digitais estão inseridas em nosso cotidiano, já não se pode pensar a educação sem tecnologias digitais. Nesse cenário, buscam-se informações em tempo real para as diversas áreas. Voltando esse pensamento para o âmbito educacional é necessário buscar alternativas para que o uso de tais tecnologias possam contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para a formação de discentes críticos e conscientes no processo de letramento digital. Diante desse panorama, o presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo geral investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão sendo utilizadas como recurso pedagógico pelos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama. A orientação do estudo é contribuir com novas propostas de uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, mais especificamente com textos produzidos sobre a Amazônia. Para realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa com objetivo de compreender a utilização das TDICs no processo de letramento digital na prática de professores de Língua Portuguesa e Literatura do IFRO - Campus Porto Velho Calama. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa que posteriormente resultou na elaboração das sequências didáticas, questionário avaliativo do produto e a finalização do produto educacional com as sugestões e avaliações dos professores. O embasamento teórico está pautado em autores como: Lévy, Freitas, Frigotto e Ciavatta, Machado, Buzato, Ramos, Castaman, Vieira e Souza, Aires, Bezerra. Com o resultado da pesquisa propomos um e- book com sequências didáticas que possibilitam aos docentes uma ferramenta pedagógica e educacional por meio do letramento digital utilizando textos que versam sobre a Amazônia que poderão contribuir com o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura dos professores em sua aplicação tematizando as narrativas amazônicas de uma forma integrada e valorizando a cultura regional. | - |
Descrição: dc.description | Currently, the exercise of digital literacy has become a constant practice, digital tools are inserted in our daily lives, education can no longer be thought of without digital technologies. In this scenario, real-time information is sought for different areas. Returning this thought to the educational sphere, it is necessary to seek alternatives so that the use of such technologies can contribute significantly to the teaching and learning process, contributing to the formation of critical and conscious students in the digital literacy process. Given this panorama, this work presents the results of research that had the general objective of investigating how Digital Information and Communication Technologies (DITs) are being used as a pedagogical resource by teachers of Basic, Technical and Technological Education (EBTT) at the Federal Institute of Rondônia – Porto Velho Calama Campus. The orientation of the study is to contribute with new proposals for the use of TDICs in Portuguese Language and Literature classes, more specifically with texts produced about the Amazon. To carry out the research, the methodological procedures started from a qualitative approach with the objective of understanding the use of TDICs in the digital literacy process in the practice of Portuguese Language and Literature teachers at IFRO - Campus Porto Velho Calama. The study was carried out through: bibliographical survey; document analysis; an initial diagnostic questionnaire; a conversation circle that later resulted in the elaboration of didactic sequences, a product evaluation questionnaire and the finalization of the educational product with the teachers' suggestions and evaluations. The theoretical basis is based on authors such as: Lévy, Freitas, Frigotto and Ciavatta, Machado, Buzato, Ramos, Castaman, Vieira, Souza, Aires, Bezerra. With the results of the research, we propose an e-book with didactic sequences that provide teachers with a pedagogical and educational tool through digital literacy using texts that deal with the Amazon that can contribute to the teaching-learning of Portuguese Language and Literature for teachers in its application thematizing Amazonian narratives in an integrated way and valuing regional culture. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura na/da Amazônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional and Technological Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amazon | - |
Palavras-chave: dc.subject | Following teaching | - |
Título: dc.title | O uso das tecnologias digitais da comunicação e informação no letramento digital da literatura na da Amazônia nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado do IFRO Campus Porto Velho Calama | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: