Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jesus, Sérgio Nunes de | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Ferrarezi Junior, Celso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1236 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006797 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal | - |
Descrição: dc.description | Com a emergência da Lei Maria da Penha, em 2006, fica latente a importância de combater a violência doméstica no âmbito judicial. Para isso, é fundamental a composição de Boletins de Ocorrência (BO) claros no registro da agressão sofrida pela mulher. Entretanto, contradizendo as diretrizes do direito penal, a elaboração desses documentos não está isenta de subjetividade e, portanto, é possível rastrear as marcas do sujeito-escrivão e suas filiações ideológicas a respeito da violência doméstica e da vítima. Esse artigo, então, centra-se na subjetividade da autoridade policial no processo de retextualização do discurso relatado. Para isso, foi observada no campo das escolhas lexicais no ateremos aos verbos selecionados pelo sujeito escrivão na elaboração dos BO, haja vista que o uso dos verbos é um traço linguístico de sua filiação político-ideológica. Utilizou-se a Análise do Discurso Francesa como aporte teórico-metodológico do trabalho e a Teoria das Valências como suporte para sustentação da relevância do verbo enquanto elemento organizador da/de frase do ponto de vista sintático, mas, sobretudo, como um elemento organizador do discurso, foram selecionados três boletins de ocorrência que demonstram três diferentes filiações ideológicas a partir das escolhas lexicais. Observou-se que o uso de verbos pode colaborar para a circulação de sentidos sobre a violência doméstica que a combatam, mas também pode reafirmar significações que desloquem a mulher da posição de vítima e desqualifiquem a agressão sofrida como tal. | - |
Descrição: dc.description | With the emergence of the Maria da Penha Law, in 2006, the importance of combating domestic violence in the judicial sphere is latent. For this, it is essential to compose Clear Police Reports (BO) in the record of the aggression suffered by women. However, contradicting the guidelines of criminal law, the preparation of these documents is not free from subjectivity and, therefore, it is possible to track the marks of the subject-scribe and their ideological affiliations regarding domestic violence and the victim. This article, then, focuses on the subjectivity of the police authority in the process of textualizing the reported discourse. For this, in the field of lexical choices, we will not stick to the verbs selected by the scribe subject in the elaboration of the BO, given that the use of verbs is a linguistic trait of their political-ideological affiliation. The French Discourse Analysis was used as a theoretical-methodological contribution to the work and the Theory of Valences as support to support the relevance of the verb as an organizing element of/of a sentence from the syntactic point of view, but, above all, as an organizing element of the speech, three police reports were selected that demonstrate three different ideological affiliations from the lexical choices. It was observed that the use of verbs can contribute to the circulation of meanings about domestic violence that combat it, but it can also reaffirm meanings that displace women from the position of victim and disqualify the aggression suffered as such. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Cuadernos de Educación y desarrolo | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Boletins de Ocorrência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergência de sentidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolhas lexicais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Police reports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergence of senses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lexical choices | - |
Título: dc.title | A materialização em boletins de ocorrência: relação entre emergência de sentidos e escolhas lexicais nas práticas de violência doméstica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: