O que dizem as pesquisas sobre os sujeitos da educação de jovens e adultos no ensino superior.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorSantos, Geovania Lúcia dos-
Autor(es): dc.creatorSoares, Lismara Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006764-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa apresentada trata dos estudantes egressos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que alcançam o Ensino Superior. Os públicos que a EJA atende são jovens, adultos e idosos que, em sua maioria, estão no mundo do trabalho e vivenciam uma trajetória escolar marcada pela descontinuidade. Esta pesquisa tem como objetivo averiguar e analisar, por meio da literatura, os casos de estudantes egressos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que alcançam o Ensino Superior, adentrando as portas das universidades diante de uma escolarização prolongada devido às interrupções. Como é o percurso escolar e a permanência desses estudantes da EJA que frequentam diariamente o curso noturno depois de uma longa jornada de trabalho chegar no Ensino Superior? Para responder à questão, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. A busca foi realizada no Banco de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações/BTDC da Capes e nos Repositórios das Universidades, em que se destacaram teses e dissertações pesquisadas nos anos de 2008 a 2023. O conjunto dos trabalhos somam trinta e um, dos quais quinze dialogam diretamente com o tema da pesquisa. Desses, ocorreu a seleção de cinco: três dissertações e duasteses para estudo aprofundado. Os resultados apontam para as categorias de análise: 1) ingresso no Ensino Superior; 2) estratégias adotadas por esses sujeitos para dividir o tempo entre o trabalho, a família e o estudo; e 3) permanência no Ensino Superior. Por meio dessas categorias de análise e dos estudos realizados sobre o tema abordado, observa-se que, diante de tantos desafios enfrentados por esses(as) estudantes egressos(as) da EJA, poucos(as) conseguem alcançar o Ensino Superior e concluí-lo com êxito. É perceptível verificar, por meio das falas e dos relatos de vida desses sujeitos, que a Educação de Jovens e Adultos foi uma modalidade de ensino importante na trajetória de vida pessoal e escolar desses(as) egressos(as) que retomam os estudos.-
Descrição: dc.descriptionThe research presented here deals with students graduating from Youth and Adult Education (EJA) who go on to higher education. The public that EJA caters for are young people, adults and the elderly who, for the most part, are in the world of work and have experienced a school trajectory marked by discontinuity. The aim of this research is to investigate and analyze, through the literature, the cases of students graduating from Youth and Adult Education (EJA) who reach higher education, entering the doors of universitiesin the face of prolonged schooling due to interruptions. What is it like for these EJA students, who attend evening classes every day after a long working day, to go on to higher education? To answer this question, we opted for qualitative bibliographical research. The search was carried out in the Bank for the Coordination of the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations/BTDC of Capes and in University Repositories, in which theses and dissertations researched in the years 2008 to 2023 stood out. The total number of papers is thirty-one, fifteen of which are directly related to the research topic. Of these, five were selected: three dissertations and two theses for in-depth study. The results point to the following categories of analysis: 1) Entry into Higher Education 2) Strategies adopted by these individuals to divide their time between work, family and study; and 3) permanence in Higher Education. Through these categories of analysis and the studies carried out on the subject, it is observed that, given the many challenges faced by these students graduating from the EJA, a few of them manage to reach higher education and complete it successfully. We can also see that, through the speeches and life stories of these individuals, Youth and Adult Education was an important form of education in the personal and school life trajectory of these graduates who return to their studies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/07/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa - educação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de educação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleO que dizem as pesquisas sobre os sujeitos da educação de jovens e adultos no ensino superior.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.