Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barros, Marco Aurélio Nunes de | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcellos, Wellyton Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006762 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo investiga como é abordada a temática da violência escolar contra pessoas cujas a sigla LGBTQIA+ aparecem na literatura, para isso adotou a metodologia de análise de conteúdo como ferramenta principal para a coleta e análise da pesquisa. Dessa forma, foram escolhidas três plataformas científicas: o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a biblioteca digital SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Foram filtrados os trabalhos com as palavras-chave: homofobia na escola, transfobia na escola e LGBTfobia na escola. Deste escopo foram selecionados os trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2020 como componente da metodologia foram lidos os 460 resumos filtrados pelo método e catalogados em categorias que possibilitaram a análise do conteúdo. Como resultado obteve-se diferentes evidências de que o conteúdo dos trabalhos apontava para o papel da escola na produção e reprodução das situações de violência sofrida por pessoas LGBTQIA+. | - |
Descrição: dc.description | This article investigates how the issue of school violence against people whose acronym LGBTQIA+ is addressed in literature, for this purpose it adopted the content analysis methodology as the main tool for collecting and analyzing research. In this way, three scientific platforms were chosen: the CAPES Theses and Dissertations Bank, the SciELO digital library and the CAPES journal portal. The works were filtered with the keywords: homophobia at school, transphobia at school and LGBTphobia at school. From this scope, works published between 2010 and 2020 were selected as a component of the methodology. The 460 abstracts filtered by the method were read and cataloged into categories that enabled content analysis. As a result, different evidence was obtained that the content of the work pointed to the role of the school in the production and reproduction of situations of violence suffered by LGBTQIA+ people. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homofobia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfobia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homophobia in school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transphobia in school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence in school | - |
Título: dc.title | Andar em paz eu mereço - uma investigação da homofobia na escola na produção em educação no Brasil entre 2010 e 2020 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: