Andar em paz eu mereço - uma investigação da homofobia na escola na produção em educação no Brasil entre 2010 e 2020

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Marco Aurélio Nunes de-
Autor(es): dc.creatorVasconcellos, Wellyton Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006762-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo investiga como é abordada a temática da violência escolar contra pessoas cujas a sigla LGBTQIA+ aparecem na literatura, para isso adotou a metodologia de análise de conteúdo como ferramenta principal para a coleta e análise da pesquisa. Dessa forma, foram escolhidas três plataformas científicas: o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a biblioteca digital SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Foram filtrados os trabalhos com as palavras-chave: homofobia na escola, transfobia na escola e LGBTfobia na escola. Deste escopo foram selecionados os trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2020 como componente da metodologia foram lidos os 460 resumos filtrados pelo método e catalogados em categorias que possibilitaram a análise do conteúdo. Como resultado obteve-se diferentes evidências de que o conteúdo dos trabalhos apontava para o papel da escola na produção e reprodução das situações de violência sofrida por pessoas LGBTQIA+.-
Descrição: dc.descriptionThis article investigates how the issue of school violence against people whose acronym LGBTQIA+ is addressed in literature, for this purpose it adopted the content analysis methodology as the main tool for collecting and analyzing research. In this way, three scientific platforms were chosen: the CAPES Theses and Dissertations Bank, the SciELO digital library and the CAPES journal portal. The works were filtered with the keywords: homophobia at school, transphobia at school and LGBTphobia at school. From this scope, works published between 2010 and 2020 were selected as a component of the methodology. The 460 abstracts filtered by the method were read and cataloged into categories that enabled content analysis. As a result, different evidence was obtained that the content of the work pointed to the role of the school in the production and reproduction of situations of violence suffered by LGBTQIA+ people.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectHomofobia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTransfobia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectViolência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHomophobia in school-
Palavras-chave: dc.subjectTransphobia in school-
Palavras-chave: dc.subjectViolence in school-
Título: dc.titleAndar em paz eu mereço - uma investigação da homofobia na escola na produção em educação no Brasil entre 2010 e 2020-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.