Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscudero, Danilo Pereira-
Autor(es): dc.creatorSoares, Hélio Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006727-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.-
Descrição: dc.descriptionA tecnologia assistiva e a gamificação estão sendo utilizadas com sucesso na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino para promover a inclusão social e educacional de alunos com deficiências. A tecnologia assistiva oferece ferramentas e dispositivos que ajudam alunos com necessidades especiais a superar barreiras e participar ativamente do processo de aprendizagem. A gamificação, por sua vez, utiliza elementos de jogos para tornar o ensino mais envolvente e motivador. Neste órgão governamental de ensino, essas duas abordagens se combinam de maneira eficaz. Este estudo tem o objetivo de investigar o impacto da utilização da tecnologia assistiva e da gamificação em prol da inclusão social e educacional na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino. Esta pesquisa é inicialmente bibliográfica, mas também envolve a participação dos estudantes, onde após ministradas algumas aulas gamificadas, foram fornecidos questionários de entrevistas a alguns alunos para se entender o impacto dessas abordagens. O texto aborda diferentes perspectivas de autores, conceitos, definições, características e procedimentos que ajudam a compreender adequadamente uma pesquisa baseada na produção teórica de outros autores. Os resultados observados na instituição mostram melhorias significativas no desempenho do ensino-aprendizado dos alunos, bem como no seu desenvolvimento social e emocional. Isso demonstra como a combinação da tecnologia assistiva e da gamificação pode transformar o ambiente educacional, criando oportunidades igualitárias para todos os alunos, independentemente de suas limitações. Este exemplo da Escola Joaquim de Lima Avelino destaca a importância de adotar abordagens inovadoras para promover a inclusão social e educacional nas escolas, visando criar um ambiente educacional mais acessível e inclusivo para todos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Informática na Educação (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistiva-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducacional-
Palavras-chave: dc.subjectSocial-
Título: dc.titleTecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.