Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Iza Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Ivonete da Silva Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006723 | - |
Descrição: dc.description | Produto Educacional apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado no Campus Porto velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | A proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. | - |
Descrição: dc.description | The proposal presented in this material is the result of a long journey that involved readings and research carried out during the Postgraduate Course in Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT). The material was developed in the project entitled “PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AT IFRO: black women writers in the humanistic and omnilateral reading formation in the Technical Courses Integrated with High School at the Porto Velho Calama Campus”. The main objective of this educational product is to make available to you, a teacher of Portuguese Language and Literature, content that can contribute to the integral and omnilateral reading formation of students in the Integrated Courses with High School at the Porto Velho Calama Campus – IFRO. Using literature by black female writers in the reading development of students contributes to the educational principle based on human development and its relationships with the environment that surrounds it, and motivates students to value Brazilian culture. The development of the teaching sequence occurred through interactivity, involving classes from the Integrated Courses for High School Education at IFRO with the perspective of promoting a reflective view on the richness of the works of black female writers from African and Afro-Brazilian literature. We hope that the material will be useful for Portuguese Language and Literature classes and will facilitate teaching and learning, contributing to the construction of the reading development of students from the Integrated Courses for High School Education at the Porto Velho Calama Campus – IFRO. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceição Evaristo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação leitora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educacão profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceição Evaristo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Conceição Evaristo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: