Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sandra Carla Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cleit Raiane Costa da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Francieli Haack dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006689 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho acadêmico tem como objetivo principal analisar e relacionar algumas diretrizes presentes em quatro referenciais teóricos que tratam do combate a violência nas escolas, sendo eles, o Projeto de Lei n.o 2256, de 2019; Manual de Orientações Básicas de Segurança na Escola de Rondônia; livro: “Conversando sobre violência e convivência nas escolas” (Abramovay, 2012) e o artigo: “O papel da violência escolar no abandono da carreira docente: proposta de uma matriz analítica” (Garcia-Silva e Junior, 2022). Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico e documental, tipo qualitativo, que tem de justificar e responder as seguintes perguntas: O que a sociedade pode estar fazendo para combater a violência nas escolas? O que a comunidade escolar pode fazer? O que os gestores escolares podem fazer? Nosso aporte teórico é sustentado pela coordenadora do Observatório de Violência nas Escolas no Brasil, Miriam Abramovay (2012) e pela pesquisadora de problemas de convivência na escola Telma Vinha (2023). A conclusão a que chegamos é que há forma de remediar e trabalhar, família e escola juntos, para a diminuição significativa da violência e bullying nas escolas e, por fim, este trabalho de conclusão de curso é apenas o início de uma pesquisa que procura demonstrar o que está sendo feito em relação à violência presente no âmbito escolar, e indicar caminhos para diálogos futuros sobre este tema. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this academic work is to analyze and relate some guidelines present in four theoretical frameworks that deal with combating violence in schools, which are the Manual of Basic Guidelines for School Safety in Rondônia, the book "Talking about Violence and Coexistence in Schools" (Talking about violence and coexistence in schools) (Abramovay, 2012) and the article "The role of school violence in the abandonment of the teaching career: proposed analytical matrix" (Garcia-Silva and Junior, 2022). This is a qualitative bibliographical and documentary research that has to justify and answer three questions: What can society be doing to combat violence in schools? What can the school community do? What can school managers do? Our theoretical framework is supported by the coordinator of the Observatory of Violence in Schools in Brazil, Miriam Abramovay (2012) and the researcher of school coexistence problems Telma Vinha (2023). The conclusion we reached is that there is a way to remedy and work, family and school together, to significantly reduce violence and bullying in schools and Finally, this course completion work is just the beginning of a research project that seeks to demonstrate what is being done in relation to the violence present in the school environment and indicate ways for future dialogues on this topic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Security | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevention | - |
Título: dc.title | Diretrizes sugestivas para o combate a violência nas escolas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: