Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jesus, Sérgio Nunes de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Simone Matia da | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Juliana dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cristiane Cardoso da | - |
Autor(es): dc.creator | Azêvedo, Nara Dantas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1528 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006685 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo explora de maneira categórica a influência do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, na transformação do sistema educacional brasileiro. Assim, o documento, elaborado por educadores progressistas, propuseram uma educação que valoriza a formação integral do indivíduo e, ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade de uma pedagogia ativa e contextualizada. Os pioneiros defenderam a superação dos métodos tradicionais e a adoção de práticas que promovam a criatividade, o pensamento crítico e a participação dos alunos no processo educativo. A proposta de uma educação laica, democrática e voltada para a realidade social é central, pois busca atender às demandas de um Brasil em constante processo de transformação. O idealismo educacional presente no manifesto serve como um chamado à reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação, incentivando a busca por inovações que respeitem a diversidade cultural e promovam uma formação mais inclusiva e equitativa, alinhada aos direitos humanos e às necessidades da sociedade atual. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Caderno Pedagógico | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idealismo Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manifesto dos Pioneiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Nova | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação Pedagógica | - |
Título: dc.title | Do idealismo educacional: o manifesto dos pioneiros como propositura de mudanças | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: