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| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Diego Soares | - | 
| Autor(es): dc.creator | Alves, Emerson de Araújo | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:19Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:19Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - | 
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1047 | - | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006680 | - | 
| Descrição: dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, área de concentração “Educação Profissional e Tecnológica”, linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. | - | 
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa investigou os impactos gerados durante o processo de troca ou substituição do(a) Diretor(a) de Ensino, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com o objetivo de demonstrar que tal ação tem reflexos negativos diretos e indiretos nas atividades e projetos ligados às atividades de ensino, principalmente diante da complexidade do Ensino Profissional e Tecnológico (EPT), que somado ao período de adaptação ao cargo deixou visíveis pontos críticos deste processo. Como metodologia de pesquisa foi adotada a pesquisa-ação. Para tanto, foi necessária a aplicação de técnicas de pesquisa em fonte primária e secundária, através de materiais já publicados, tais como: artigos, materiais disponíveis na internet, livros, revistas, dissertações, teses e a aplicação de questionários on-line por meio do Google formulários, que foram enviados pelo pesquisador no e-mail institucional dos participantes da pesquisa. Participaram da pesquisa aproximadamente 37 servidores(as) de um total de 60, todos servidores efetivos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), incluindo diretores(as) de ensino, chefes de departamento, técnicos em assuntos educacionais, pedagogos, assistentes e auxiliares administrativos. O estudo focou na dinâmica das mudanças nos cargos de gestão, ressaltando a importância de transições organizadas para evitar impactos negativos. A diversidade nas abordagens de tarefas e a necessidade de padronização através de regulamentos e gestão de riscos foram pontos destacados. A pesquisa revelou a falta de diretrizes claras para a transição de diretores(as) de ensino como uma lacuna crítica. Analisou-se o perfil dos(as) diretores(as), os impactos das trocas de gestão e as dificuldades enfrentadas durante o processo. Ficou evidenciada necessidade da implementação de políticas que suavizem as transições, visando a qualidade contínua do processo de aprendizado e formação integral dos estudantes. Foi constatado que as trocas de diretores(as) de ensino nos campi do IFRO podem causar problemas de curto e médio prazo nas atividades de ensino devido à ausência de um processo de transição bem definido. As dificuldades enfrentadas incluem o tempo de adaptação, integração com a equipe, familiarização com procedimentos e políticas institucionais, falta de capacitação em Gestão Escolar e a alta rotatividade no cargo. A pesquisa ressalta que a substituição de gestores pode interromper o fluxo de trabalho sendo um dos fatores que afeta o desenvolvimento das atividades educacionais. Como contribuição desta pesquisa foi elaborado o produto educacional “Mapa de Risco das Atividades críticas desenvolvidas pelos(as) Diretores(as) de Ensino”, atividades essas, avaliadas pelos participantes. Sugere-se, por fim, a criação de uma Política de Transição de Gestores (PTG), especialmente no que diz respeito à transição de gestores de ensino, bem como a elaboração de regulamentos e/ou orientações para padronizar tais ações, além do destaque à formação contínua e ao conhecimento técnico dos gestores. | - | 
| Descrição: dc.description | This research investigated the impacts generated during the process of changing or replacing the Teaching Director, within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), with the aim of demonstrating that such action It has direct and indirect negative impacts on activities and projects linked to teaching activities, especially given the complexity of Professional and Technological Education (EPT), which, combined with the period of adaptation to the position, left critical points in this process visible. Action research was adopted as a research methodology. To this end, it was necessary to apply research techniques in primary and secondary sources, through already published materials, such as: articles, materials available on the internet, books, magazines, dissertations, theses and the application of online questionnaires through from Google forms, which were sent by the researcher to the institutional email of the research participants. Approximately 37 employees out of a total of 60 participated in the research, all permanent employees of the Federal Institute of Rondônia (IFRO), including teaching directors, department heads, technicians in educational matters, pedagogues, assistants and administrative assistants. . The study focused on the dynamics of changes in management positions, highlighting the importance of organized transitions to avoid negative impacts. The diversity in task approaches and the need for standardization through regulations and risk management were highlighted points. The research revealed the lack of clear guidelines for the transition of teaching directors as a critical gap. The profile of the directors, the impacts of management changes and the difficulties faced during the process were analyzed. The need to implement policies that smooth transitions was evident, aiming at the continuous quality of the learning process and comprehensive training of students. It was found that changing teaching directors on IFRO campuses can cause short and medium-term problems in teaching activities due to the lack of a well-defined transition process. The difficulties faced include adaptation time, integration with the team, familiarization with institutional procedures and policies, lack of training in School Management and high turnover in the position. The research highlights that replacing managers can interrupt the workflow and is one of the factors that affects the development of educational activities. As a contribution to this research, the educational product “Risk Map of Critical Activities developed by Education Directors” was created, these activities being evaluated by the participants. Finally, it is suggested the creation of a Manager Transition Policy (PTG), especially with regard to the transition of teaching managers, as well as the development of regulations and/or guidelines to standardize such actions, in addition to highlighting continuous training and technical knowledge of managers. | - | 
| Formato: dc.format | application/pdf | - | 
| Idioma: dc.language | pt_BR | - | 
| Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - | 
| Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Profissional e Tecnológico | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Diretor de Ensino | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Transição de Cargos | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | School Management | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Professional and Technological Education | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Director of Education | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Job transition | - | 
| Título: dc.title | Troca de diretores(as) de ensino no IFRO: um olhar sobre os desdobramentos educacionais e impactos gerados nas atividades de ensino | - | 
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
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