
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lima, Gercina Ângela de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Patrícia Nascimento | - |
| Autor(es): dc.creator | Aganette, Elisângela Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Maia, Lucinéia Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Célia da Consolação | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Heber Tormentino de | - |
| Autor(es): dc.creator | Lourenço, Cintia de Azevedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19198 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024019 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006604 | - |
| Descrição: dc.description | Uma Base de Conhecimento Acadêmico (BCA) pode ser considerada um sistema que, a partir de um conjunto de informações específicas, armazenadas e organizadas, tem como intuito prover conhecimentos, experiências e informações relevantes para um determinado domínio de conhecimento. Assim, os elementos que integram uma BCA são diversos e podem envolver bases de dados, sistemas e Repositórios de Conhecimento (RC). Um RC armazena conhecimento de forma estruturada contendo informação baseada em experiência: lições aprendidas, boas práticas, diretórios de expertise, envolvendo busca, seleção, explicação, codificação, avaliação e disseminação de experiências, tendo potencial provimento para uma BC. Este artigo tem como objetivo apresentar os processos e o fluxo metodológico para criação de um RC que integra uma BCA, implementada em um projeto em andamento. Como método, utilizou-se o Design Science Research (DSR). Como resultado, tem-se uma proposta metodológica no contexto acadêmico, um problema centrado na aprendizagem significativa, artefatos que consideram a entrada, o processamento e a saída de objetos de aprendizagem, estado da técnica e quadro teórico, envolvendo tecnologias e métodos para modelagem da proposta e conjunturas teóricas que consideraram contribuições no contexto do acesso e disseminação dos objetos de aprendizagem. Como trabalhos futuros, a modelagem proposta será implementada na BCA. | - |
| Descrição: dc.description | An academic knowledge base (AKB) can be considered a system that, based on a set of specific information stored and organized, aims to provide knowledge, experience, and information relevant to a given knowledge domain. Thus, the elements that make up a BCA are diverse and may include databases, systems, and knowledge repositories (KR). A K-R stores knowledge in a structured way, containing information based on experience: lessons learned, best practices, directories of expertise, involving the search, selection, explanation, codification, evaluation, and dissemination of experience, with potential provision for a BC. This article presents the processes and methodological flow for creating an RC that integrates an AKB and is implemented in an ongoing project, applying the Design Science Research (DSR) method. As a result, there is a methodological proposal in the academic context, a problem centered on meaningful learning, artifacts that consider the input, processing, and output of learning objects, state of the art and theoretical framework that includes technologies and methods for modeling the proposal, and theoretical conjuncts that consider contributions related to access and dissemination of learning objects. In future work, the proposed modeling will be implemented in the AKB. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons CC Attribution-ShareAlike (CC BY-SA), which permits use, distribution, and reproduction in any medium, under the identical terms, and provided the original author and source are credited. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base de conhecimento acadêmico | - |
| Título: dc.title | Modelagem de um repositório de conhecimento : provimento para uma base de conhecimento acadêmica. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: