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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Veloso, Kaio Moreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Frederico de Mello Brandão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18278 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24302/prof.v10.4827 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006600 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo analisa uma seleção de textos publicados na revista brasileira Quatro Cinco Um entre 2017 e 2021, tratando-se de um dos principais periódicos em circulação no país dedicado à resenha de livros. A pesquisa exploratória partiu das capas da revista, onde foi percebida uma presença recorrente de representações do cânone literário brasileiro. Levantou-se a hipótese de uma possível divergência entre tais representações e o perfil editorial da revista, visto que a relação de cânones e clássicos com a atualidade é muito distinta daquela praticada pelo jornalismo cultural da revista, fortemente ligado aos lançamentos do mercado editorial e, nesse sentido, com ares de novidade e/ou transgressão. A análise de 14 produções selecionadas foi feita a partir da definição de três eixos de análise, tendo em vista os conceitos de sacralização e profanação de Giorgio Agamben. Apesar da diversidade nos modos de construir as narrativas, atrelando obras a questões contemporâneas, chegou-se à conclusão de que há predominância da sacralização na revista, mantendo os cânones em seu lugar de destaque, sem grandes críticas ou inovações em suas representações. | - |
| Descrição: dc.description | This article analyzes a selection of texts published in Quatro Cinco Um magazine between 2017 and 2021, as it is one of the main journals in circulation in Brazil dedicated to book reviews. The exploratory research started from the magazine covers, where a recurring presence of representations of the Brazilian literary canon was perceived. The hypothesis of a possible divergence between such representations and the magazine's editorial profile was raised, since the relationship between canons and classics with the present is very different from that practiced by the magazine's cultural journalism, strongly linked to the releases of the editorial market and, in this sense, with an air of novelty and/or transgression. The analysis of 14 selected productions was carried out by the definition of three axes of analysis, bearing in mind Giorgio Agamben's concepts of sacralization and profanation. Despite the diversity in the ways of constructing the narratives, linking works to contemporary issues, it was concluded that there is a predominance of sacralization in the magazine, keeping the canons in their prominent place, without major criticism or innovations in their representations. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista Profanações permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6753> . Acesso em: 01 ago. 2024 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cânone literário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resenha literária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revista Quatro Cinco Um | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado editorial | - |
| Título: dc.title | Representações do cânone literário brasileiro na revista Quatro Cinco Um. | - |
| Título: dc.title | Representations of the brazilian literay canon in Quatro Cinco Um magazine. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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