Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Alyne de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1767 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006591 | - |
Descrição: dc.description | Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Licenciado(a) em Química. | - |
Descrição: dc.description | A inclusão das pessoas público-alvo da educação é um direito assegurado em todas as etapas da educação brasileira e se constitui um desafio diário vivenciado pelas instituições de ensino. A pesquisa apresentada teve por objetivo investigar como os editais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia tem promovido a educação especial na perspectiva inclusiva por meio da fomentação de propostas de ensino, pesquisa e extensão. Para o alcance dos objetivos propostos a investigação foi exploratória por meio da revisão bibliográfica e análise documental dos editais dos campi e da reitoria publicizados no site institucional entre os anos de 2018 a 2022. A pesquisa revelou que dentre os 263 editais selecionados para análise, 44 deles fomentam a educação inclusiva no ensino, pesquisa e extensão. A análise revela o fortalecimento dos NAPNES e ações inclusivas como programas, projetos e o fornecimento de tecnologias assistivas visando a promoção de igualdade de condições, participação efetiva e permanência dos estudantes com deficiência nos campi. A despeito das iniciativas detectadas na pesquisa e dos avanços obtidos para a inclusão de estudantes com necessidades específicas, considera-se a necessidade de maior engajamento coletivo da instituição para eliminação de barreiras que ainda impedem a acessibilidade plena de todos os estudantes. | - |
Descrição: dc.description | The inclusion of target audiences in education is a right guaranteed at all stages of Brazilian education and is a daily challenge faced by educational institutions. The research presented aimed to investigate how the notices of the campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia have promoted special education from an inclusive perspective by fostering teaching, research and extension proposals. To achieve the proposed objectives, the research was exploratory through a bibliographic review and documentary analysis of the notices of the campuses and the rectory published on the institutional website between 2018 and 2022. The research revealed that among the 263 notices selected for analysis, 44 of them foster inclusive education in teaching, research and extension. The analysis reveals the strengthening of NAPNES and inclusive actions such as programs, projects and the provision of assistive technologies aimed at promoting equal conditions, effective participation and permanence of students with disabilities on campuses. Despite the initiatives identified in the research and the progress made in including students with specific needs, the need for greater collective engagement by the institution to eliminate barriers that still prevent full accessibility for all students is considered. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Observatorio de La Economía Latinoamericana (OLEL). | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal de Rondônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal Institute of Rondônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extension | - |
Título: dc.title | A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal de Rondônia: O que revelam os editais de ensino, pesquisa e extensão? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: