Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Josélia Fontenele | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ozanir Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1443 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006557 | - |
Descrição: dc.description | A partir da segunda fase da Revolução industrial, o mundo conheceu grandes avanços em diversos setores da cadeia de produção. O surgimento da energia elétrica e, consequentemente, da fabricação de componentes usados no setor elétrico tornaram essencial refletir sobre o descarte adequado dos resíduos elétricos pós-uso e os impactos gerados ao meio ambiente e a saúde humana. As instituições de ensino, dentre elas as que oferecem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possuem papel crucial para a formação de sujeitos mais empenhados com as questões ambientais, além de comprometidos com a disseminação de tais conhecimentos. Esta pesquisa teve como objetivo discutir a sustentabilidade e os resíduos sólidos elétricos no currículo dos cursos técnicos do IFRO - Campos Porto Velho Calama, e fomentar práticas educativas interdisciplinares voltadas para estudos e pesquisas sobre a destinação de resíduos elétricos, centradas no princípio educativo da EPT. A metodologia consiste em um estudo de caso e a pesquisa é exploratória, bibliográfica e de viés qualitativo. Os dados foram colhidos através de rodas de conversas junto aos discentes dos cursos técnicos de informática, química, eletrotécnica e edificações do Instituto Federal de Rondônia. Consecutivamente, os dados foram discutidos, analisados e tabulados, seguindo as proposições de análise de conteúdo de Laurence Bardin. As referidas análises deram subsídios para a elaboração do diagnóstico e do produto educacional (Sequência Didática), a fim de melhor compreender a abordagem da temática. | - |
Descrição: dc.description | From the second phase of the Industrial Revolution onwards, the world experienced great advances in various sectors of the production chain. The emergence of electrical energy and, consequently, the manufacturing of components used in the electrical sector have made it essential to reflect on the adequate disposal of post-use electrical waste and the impacts generated on the environment and human health. Educational institutions, including those that offer Professional and Technological Education (EPT), play a crucial role in training individuals who are more committed to environmental issues, as well as committed to the dissemination of such knowledge. This research aimed to discuss sustainability and solid electrical waste in the curriculum of technical courses at IFRO - Campos Porto Velho Calama, and to promote interdisciplinary educational practices focused on studies and research on the disposal of electrical waste, centered on the educational principle of EPT. The methodology consists of a case study and the research is exploratory, bibliographic and qualitative. The data was collected through conversation circles with students from technical courses in IT, chemistry, electrical engineering and buildings at the Federal Institute of Rondônia. Consecutively, the data were discussed, analyzed and tabulated, following Laurence Bardin's content analysis propositions. These analyzes provided support for the development of the diagnosis and the educational product (Didactic Sequence), in order to better understand the approach to the topic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electrical waste | - |
Título: dc.title | Sustentabilidade e resíduos sólidos elétricos: uma proposta de sequência didática para a EPT – IFRO/Campus Porto Velho Calama | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: