
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Gavarrete, Maria Elena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10558 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006553 | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo ofrece una amplia visión en etnomatemáticas que incluye ideas, procedimientos y prácticas enraizadas en diversos contextos culturales. Al reflexionar en las dimensiones sociales, educativas y políticas de la etnomatemática se abordan aspectos importantes de este programa de investigación que conlleva al desarrollo de enfoques innovadores para el desarrollo de una sociedad dinámica y “glocalizada”. La etnomatemática reconoce que los miembros de distintos grupos culturales desarrollan técnicas, métodos y explicaciones matemáticas únicos, los cuales les permiten entender y transformar las normas sociales. Las bases teóricas de las etnomatemáticas ofrecen alternativas válidas a los estudios tradicionales que aluden los aspectos pedagógicos y la naturaleza de la matemática. La agenda actual para la etnomatemática es continuar en marcha con una trayectoria progresiva que contribuya al logro de la justicia social, la paz y la dignidad para la humanidad. Las discusiones expuestas en este artículo comparten algunas ideas clave que facilitan una comprensión más clara del campo de la etnomatemática, al discutir acerca de las acciones pedagógicas sus contribuciones para los programas de formación docente. | - |
| Descrição: dc.description | This paper offers a broad view on ethnomathematics that includes the ideas, procedures, and practices rooted in diverse cultural contexts. By reflecting on the social, educational, and political dimensions of ethnomathematics, another important aspect of this research program is the development of innovative approaches for the development of a dynamic and glocalized society. Ethnomathematics recognizes that members of distinct cultural groups develop unique mathematical techniques, methods, and explanations that allow them to understand and transform societal norms. The theoretical basis of ethnomathematics offers a valid alternative to traditional studies of pedagogical aspects and the nature of mathematics. The current agenda for ethnomathematics is to continue an ongoing and progressive trajectory that contributes to the achievement of social justice, peace, and dignity for humanity. The discussions outlined in this article share a few of the key ideas that provide for a clearer understanding of the field of ethnomathematics by discussing its pedagogical actions and its contributions for teacher education programs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Todos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seis dimensiones | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfoques innovadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfoques pedagógicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interacciones polisémicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogía culturalmente relevante | - |
| Título: dc.title | El programa etnomatemáticas : perspectivas actuales y futuras. | - |
| Título: dc.title | The ethnomathematics program : current and future perspectives. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: