Escola infantil em Vilhena/RO: anteprojeto elaborado a partir de reflexões sobre o espaço-ambiente na pedagogia Reggio Emilia

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Autor(es): dc.contributorCerqueira, Louise Maria Martins-
Autor(es): dc.creatorBarros, Gabriel Damascena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006539-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Vilhena, 2025.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo compreender como a arquitetura escolar pode influenciar no processo de aprendizagem das crianças, por meio de uma análise teórica e projetual voltada à primeira infância. Para tanto, foram utilizados três principais métodos: uma revisão bibliográfica sobre a influência dos espaços físicos no desenvolvimento infantil e a abordagem pedagógica de Reggio Emilia; uma observação in loco de uma escola infantil em Vilhena/RO; e um segundo estudo de caso, construído com base nos princípios da proposta educativa de Reggio Emilia. A partir dessas análises, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico para uma escola infantil em Vilhena, considerando as diretrizes nacionais e as reflexões sobre o ambiente como agente ativo na aprendizagem. O projeto valoriza a autonomia da criança, a visibilidade entre os espaços, a fluidez das circulações, a integração com a natureza e o conforto ambiental. Constatou-se que, embora a legislação brasileira apresente diretrizes compatíveis com os princípios da abordagem, sua aplicação prática ainda enfrenta desafios. O trabalho, portanto, contribui para a reflexão sobre o papel da arquitetura na educação infantil, propondo soluções projetuais que dialogam com os valores da infância, da escuta e da participação ativa no espaço.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Arquitetura e Urbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da escuta-
Título: dc.titleEscola infantil em Vilhena/RO: anteprojeto elaborado a partir de reflexões sobre o espaço-ambiente na pedagogia Reggio Emilia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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