Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cerqueira, Louise Maria Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Gabriel Damascena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006539 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Vilhena, 2025. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo compreender como a arquitetura escolar pode influenciar no processo de aprendizagem das crianças, por meio de uma análise teórica e projetual voltada à primeira infância. Para tanto, foram utilizados três principais métodos: uma revisão bibliográfica sobre a influência dos espaços físicos no desenvolvimento infantil e a abordagem pedagógica de Reggio Emilia; uma observação in loco de uma escola infantil em Vilhena/RO; e um segundo estudo de caso, construído com base nos princípios da proposta educativa de Reggio Emilia. A partir dessas análises, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico para uma escola infantil em Vilhena, considerando as diretrizes nacionais e as reflexões sobre o ambiente como agente ativo na aprendizagem. O projeto valoriza a autonomia da criança, a visibilidade entre os espaços, a fluidez das circulações, a integração com a natureza e o conforto ambiental. Constatou-se que, embora a legislação brasileira apresente diretrizes compatíveis com os princípios da abordagem, sua aplicação prática ainda enfrenta desafios. O trabalho, portanto, contribui para a reflexão sobre o papel da arquitetura na educação infantil, propondo soluções projetuais que dialogam com os valores da infância, da escuta e da participação ativa no espaço. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da escuta | - |
Título: dc.title | Escola infantil em Vilhena/RO: anteprojeto elaborado a partir de reflexões sobre o espaço-ambiente na pedagogia Reggio Emilia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: