Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosário, Nacha Samadi Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriel Soares Emiliano do | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Ana Luiza | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Aisllan Diego de | - |
Autor(es): dc.creator | Norte, Carlos Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Freire, Izabela Mocaiber | - |
Autor(es): dc.creator | Volchan, Eliane | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Grace Schenatto | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Mirtes Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Letícia de | - |
Autor(es): dc.creator | Meireles, Adriana Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Bearzoti, Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Gabriela Guerra Leal de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19506 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2024.104300 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006527 | - |
Descrição: dc.description | University students are vulnerable to mental health issues during their academic lives. During the COVID-19 pandemic, university students faced mental distress due to lockdowns and the transition to e-learning. However, it is not known whether these students were also affected specifically by COVID-19-related traumatic events. This study examined the impact of COVID-19-related traumatic events on 2277 university students from two federal institutions of higher education in Brazil. The university students completed an online questionnaire covering demographics, lifestyle habits, health characteristics, COVID-19-related traumatic events, and depression, anxiety, and stress symptoms. The results showed that an increased intensity of COVID-19-related traumatic events was positively associated with stress, anxiety, and depressive symptoms, and each specific type of event was associated with these symptoms. In addition, we found a negative association between these symptoms and male sex and age and a positive association with having or having had a history of cardiovascular, respiratory, neurological, or mental disorders or another disease diagnosed by a physician. In conclusion, this study emphasizes the heightened risk of mental health issues in university students in the face of COVID-19-related traumatic events. Women, young people and people who have or have had a history of disease were the most vulnerable to mental health issues during the COVID-19 pandemic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article under the CC BY-NC license (http://creativecommons.org/licenses/bync/4.0/). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traumatic events | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Título: dc.title | Exploring the effects of COVID-19-related traumatic events on the mental health of university students in Brazil : a cross-sectional investigation. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: