Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbieri, Luciana Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Maturana Junior, Edmilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006512 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo analisa como a gestão organizacional e a Inteligência Artificial (IA) podem promover maior eficiência e inovação no setor público, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e explicativa, utilizou-se análise documental e de conteúdo para investigar práticas e políticas na administração pública. Os resultados indicam que fatores como estrutura, clima organizacional, políticas de gestão de pessoas e capacitação contínua influenciam diretamente o desempenho dos servidores públicos. Observou-se que a IA, ao automatizar processos e ampliar a capacidade analítica, contribui significativamente para a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento institucional. O estudo destaca ainda a necessidade de capacitação ética e técnica dos servidores e da criação de marcos regulatórios que assegurem o uso responsável da IA. Conclui-se que a integração entre inovação tecnológica, valorização dos servidores e práticas sustentáveis representa um caminho estratégico para uma gestão pública mais eficaz e comprometida com os ODS. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes how organizational management and Artificial Intelligence (AI) can enhance efficiency and innovation in the public sector in alignment with the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda. Employing a qualitative, exploratory, and explanatory approach, the research used document analysis and content analysis to investigate practices and policies in public administration. The findings indicate that factors such as organizational structure, work climate, human resource management policies, and continuous training directly influence public servants' performance. AI was found to play a key role in automating processes and expanding analytical capacity, contributing to service quality and institutional strengthening. The study also emphasizes the need for ethical and technical training for public servants and the creation of regulatory frameworks to ensure the responsible use of AI. It concludes that integrating technological innovation, employee appreciation, and sustainable practices offers a strategic path toward more effective and SDG-aligned public administration. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Setor público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public sector | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Título: dc.title | Eficiência e inovação no setor público: o papel da gestão organizacional e da inteligência artificial na implementação dos ODS | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: