
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bean, Dale William | - |
| Autor(es): dc.creator | Godrefroid, Vera Lucia dos Anjos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2947 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006500 | - |
| Descrição: dc.description | Discutimos, neste trabalho, a problematização como estratégia de ensino nas aulas de Matemática, refletindo sobre uma atividade realizada com uma turma do 2.º ano do Ensino Médio noturno, no mês de março de 2010, durante aulas de Matemática em que a pesquisadora também desempenhou a função de professora. Na problematização, os alunos foram convidados a formar grupos para escolher temas de seu interesse e tratá-los matematicamente. Durante a atividade a professora-pesquisadora estabeleceu diálogos com os grupos sobre seus questionamentos. Assim, fundamentam este estudo ideias de Dewey (1959 e 1979), que defende a importância, para a aprendizagem, de despertar o interesse dos alunos, bem como ideias de pesquisadores (MENDONÇA, 1993; BERBEL, 1998) ligados à Metodologia da Problematização. Para isso, buscamos criar condições para que os alunos pudessem agir de maneira autônoma, construindo um ambiente de aprendizagem no qual escolhessem o que investigar, de acordo com o seu interesse, e respondessem a questões feitas por eles mesmos, usando a Matemática. Também foi objeto desta pesquisa analisar a forma de agir da professora-pesquisadora na situação proposta, para orientar os alunos e apoiá-los em suas descobertas. Refletindo sobre a atividade , consideramos que a estratégia usada para a referida turma conseguiu despertar-lhe o interesse e levá-la a atentar para a Matemática presente nos temas escolhidos. | - |
| Descrição: dc.description | In this research we will discuss problematization as a strategy for teaching mathematics. The activities on which we will reflect were conducted with a class of second year of high school students at night school, in the month of March in 2010, during math classes in which the researcher also has the role of teacher. In the problematization activity the students were invited to form groups to choose topics of interest and to treat them mathematically. During the activity the teacher / researcher established dialogues with each of the groups with respect to their questions related to their topics. Ideas of Dewey (1959 and 1979), who advocates the importance of arousing student interest for learning to occur, serve as the bases for the study; as well ideas of researchers (MENDONÇA, 1993; BERBEL, 1998) in the Methodology of Problematization. With the goal that the student act autonomously, our methodological objective was to construct a learning environment in which the student chooses what to investigate according to his interests and to formulate and answer his own questions using mathematics. The manner in which the teacher acts or should act to orient the student and support him in his discoveries in these situations was also an object of the research. Reflecting on the activity, we consider that this strategy with the referred to class awakened the students’ interest and led them to observe the mathematics in their chosen topics. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problematização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interesse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Problematização : reflexões sobre uma experiência com uma turma do ensino médio. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: