O uso da computação desplugada no ensino da computação: desafios e oportunidades frente à nova BNCC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuardia, Gleison-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lizandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/933-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006486-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação do curso de Especialização em Informática na Educação (EaD).-
Descrição: dc.descriptionO uso extensivo de processos computacionais está presente em nosso cotidiano. Assim, seja no desenvolvimento de tarefas ou manipulação de diferentes equipamentos, faz-se necessária a compreensão da computação e seus fundamentos. Dessa forma, esta pesquisa em desenvolvimento é caracterizada por uma análise bibliográfica de modo a evidenciar os desafios e potencialidades do ensino da computação no Brasil, iniciando uma reflexão para possíveis soluções a fim de minimizar as desigualdades existentes. As reflexões são feitas a partir da nova BNCC e das diretrizes que tratam das competências e habilidades para os eixos que compõem a Computação na Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Metodologias que adotem a computação desplugada, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, podem ser norteadoras para uma busca por dirimir as desigualdades existentes entre escolas, além da necessária capacitação de profissionais e investimentos em equipamentos a fim de atender o disposto na BNCC.-
Descrição: dc.descriptionThe extensive use of computational processes is present in our daily lives. Thus, whether in the development of tasks or manipulation of different equipment, understanding computation and its fundamentals is necessary. Therefore, this ongoing research is characterized by a bibliographical analysis aiming to highlight the challenges and potentialities of computer science education in Brazil, initiating a reflection for possible solutions to minimize existing inequalities. Reflections are made based on the new BNCC (National Curricular Common Base) and guidelines addressing competencies and skills for the axes that compose Computer Science in Basic Education, from Early Childhood Education to High School. Methodologies that adopt unplugged computing, especially in the early years of elementary school, can guide efforts to mitigate existing inequalities between schools, in addition to the necessary professional training and investments in equipment to meet the provisions of the BNCC.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Informática na Educação (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectComputação Desplugada-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectComputing-
Palavras-chave: dc.subjectUnplugged Computing-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Título: dc.titleO uso da computação desplugada no ensino da computação: desafios e oportunidades frente à nova BNCC-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.