Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fausto, Ilma Rodrigues de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Emília Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006483 | - |
Descrição: dc.description | Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus JiParaná, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo junto ao Curso Gestão Comercial, sob a orientação do professor Ilma Rodrigues de Souza Fausto. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa o papel estratégico do gestor na prevenção de doenças emocionais no ambiente organizacional. A partir de uma revisão sistemática da literatura com abordagem qualitativa, identificam-se práticas e estratégias que promovem a saúde mental dos colaboradores. Os resultados apontam que ambientes acolhedores, programas de bem-estar e liderança empática são fundamentais para o equilíbrio emocional e o desempenho organizacional. Para promover a saúde mental e prevenir doenças emocionais no ambiente de trabalho, é importante adotar diversas estratégias práticas. Isso inclui criar ambientes acolhedores, onde haja abertura para o diálogo, apoio mútuo e colaboração entre os colaboradores. A identificação e prevenção de doenças emocionais no ambiente de trabalho são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Se atentar aos sinais de alerta. A implementação de programas de bem-estar emocional nas organizações possibilita diversos benefícios e pode ser realizada por meio de melhores práticas que promovem a saúde mental dos trabalhadores. Essas práticas não apenas promovem o bem-estar emocional, mas também contribuem para a construção de uma cultura organizacional que valoriza a saúde mental, resultando em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Um passo essencial é entender o que sua equipe realmente precisa. | - |
Descrição: dc.description | Today, leaders of organizations face difficulties in preventing and caring for employees in relation to mental illnesses. One of the biggest challenges is taking care of one's own mental health. The role of the manager in promoting the emotional health of employees involves several responsibilities and actions. Promoting emotional health not only improves the well-being of employees, but also contributes to organizational success. To promote mental health and prevent emotional illnesses in the workplace, it is important to adopt several practical strategies. This includes creating welcoming environments, where there is openness to dialogue, mutual support and collaboration among employees. Identifying and preventing emotional illnesses in the workplace is essential to ensuring the health and well-being of employees. Pay attention to the warning signs. Implementing emotional well-being programs in organizations provides several benefits and can be achieved through best practices that promote the mental health of employees. These practices not only promote emotional well-being, but also contribute to building an organizational culture that values mental health, resulting in a healthier and more productive work environment. An essential step is to understand what your team really needs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | AYA Editora | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-Estar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Managers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizations | - |
Palavras-chave: dc.subject | well-being | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevention | - |
Título: dc.title | A atuação estratégica do gestor na promoção da saúde emocional nas organizações | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: