Instituição escolar e educação feminina católica : Colégio Normal Nazareth no Vale do Jequitinhonha (1926 a 1931).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorLopes, Eliane Marta Teixeira-
Autor(es): dc.creatorBrasil, Dostoiewsky Americano do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18506-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006479-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga a formação de professoras normalistas no Colégio Nazareth em Araçuaí, Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, durante o início do século XX. Fundado pela Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot, o colégio desempenha um papel crucial na educação feminina católica da região. A pesquisa abrange o contexto político e eclesiástico da época, a legislação que regia as escolas normais e o impacto da educação feminina na sociedade local. Utilizando uma metodologia que inclui revisão de literatura, análise documental e estudo de caso, a pesquisa revela como a instituição respondeu à necessidade de formação de professoras para suprir a demanda educacional da região. A revisão de literatura oferece uma compreensão ampla do cenário educacional e religioso, destacando os desafios e avanços na formação de professoras. A análise documental inclui a investigação de arquivos históricos, leis educacionais e registros escolares, proporcionando uma visão detalhada das práticas e políticas adotadas pelo colégio, levando em consideração as determinações educacionais vigentes. O estudo de caso do Colégio Nazareth permite uma análise profunda de sua estrutura, funcionamento e impacto na comunidade local. O trabalho destaca a importância regional do Colégio Nazareth, sua cultura escolar e a trajetória de suas normalistas, evidenciando a contribuição da educação católica na formação docente no Vale do Jequitinhonha. A cultura escolar do colégio é caracterizada por um rigor disciplinar e uma formação moral e religiosa intensiva, refletindo os valores da Congregação das Irmãs Franciscanas. A trajetória das normalistas é marcada por um comprometimento com a educação e a transformação social, muitas vezes enfrentando adversidades para alcançar seus objetivos. Em conclusão, a dissertação demonstra que o Colégio Nazareth desempenhou um papel fundamental na formação de professoras na região do Vale do Jequitinhonha, contribuindo significativamente para a melhoria da educação local. A formação oferecida pelo colégio não só atendeu às necessidades educacionais da época, mas também promoveu a emancipação e o empoderamento das mulheres, inserindo-as em um contexto de maior participação social e profissional. Este estudo, portanto, enfatiza a importância histórica e educacional do Colégio Nazareth para o desenvolvimento da região.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates the training of female teachers at Nazareth College in Araçuaí, Minas Gerais, in the Jequitinhonha Valley, during the early 20th century. Founded by the Congregation of the Franciscan Penitent Recollect Sisters of Oirschot, the school played a crucial role in Catholic female education in the region. The research covers the political and ecclesiastical context of the time, the legislation that governed normal schools, and the impact of female education on local society. Using a methodology that includes a literature review, documentary analysis, and a case study, the research reveals how the institution responded to the need to train female teachers to meet the educational demand in the region. The literature review provides a broad understanding of the educational and religious landscape, highlighting the challenges and advances in teacher training. The documentary analysis includes the investigation of historical archives, educational laws, and school records, providing a detailed view of the practices and policies adopted by the college, taking into account the educational determinations in force at the time. The case study of Nazareth College allows for an in-depth analysis of its structure, operation, and impact on the local community. The work highlights the regional importance of Nazareth College, its school culture, and the trajectory of its normalistas, emphasizing the contribution of Catholic education to teacher training in the Jequitinhonha Valley. The school culture is characterized by strict discipline and intensive moral and religious training, reflecting the values of the Congregation of the Franciscan Sisters. The trajectory of the normalistas is marked by a commitment to education and social transformation, often facing adversity to achieve their goals. In conclusion, the dissertation shows that Nazareth College played a fundamental role in training teachers in the Jequitinhonha Valley region, making a significant contribution to improving local education. The training offered by the college not only met the educational needs of the time but also promoted the emancipation and empowerment of women, placing them in a context of greater social and professional participation. This study, therefore, emphasizes the historical and educational importance of Nazareth College for the development of the region.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação feminina-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Normal Nazareth-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - história-
Palavras-chave: dc.subjectMinas Gerais-
Título: dc.titleInstituição escolar e educação feminina católica : Colégio Normal Nazareth no Vale do Jequitinhonha (1926 a 1931).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.