Projeto de diagnóstico e intervenção: implementação de estratégias captação de clientes de uma microempresa de artigos personalizados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEguez, Bárbara Adelaide Parada-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Anderson Lima-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriella Duarte da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006477-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para obtenção do título de tecnólogo em Gestão Comercial-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como principal objetivo elaborar um projeto de diagnóstico e intervenção em uma microempresa iniciante de artigos personalizados, como: convites, caixinhas, quadros; etc., visando a implementação de estratégias de captação de clientes. A pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com aspectos exploratórios, foi elaborada a partir de uma pesquisa de campo e de uma entrevista não estruturada com a proprietária da organização para a compreensão da problemática e o levantamento de dados referentes à empresa analisada. Dessa maneira, o estudo se justifica na importância de se proporcionar valor no mercado, por meio de planejamento mercadológico e análise dos stakeholders da organização. Nossa hipótese é de que a elaboração de estratégias estruturadas de marketing pode contribuir para a captação de clientes em microempreendimentos. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se nos estudos de Kotler e Keller (2012), Las Casas (2019), Cobra (2009), Cônsoli, Thomé e Neves (2007), Lima (2014), entre outros autores que contribuíram para o desenvolvimento da análise. Verificamos que a análise revela que ao utilizar as ferramentas adequadas para o diagnóstico, elaboração e implementação das estratégias em marketing maximiza a viabilidade de atração de clientes, além de ampliar as relações com os stakeholders, a fim de manutenção e perpetuação da empresa no mercado.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this study was to develop a diagnosis and intervention project in a newly established microenterprise that specializes in personalized items such as invitations, boxes, and frames, aiming to implement customer acquisition strategies. The research, which has an applied nature and qualitative approach with exploratory aspects, was conducted through field research and an unstructured interview with the organization's owner to understand the problem and gather data related to the analyzed company. Thus, this study is justified by the importance of providing value in the market through marketing planning and stakeholder analysis. Our hypothesis is that the development of structured marketing strategies can contribute to customer acquisition in micro-enterprises. Therefore, our theoretical framework is based on the studies of Kotler and Keller (2012), Las Casas (2019), Cobra (2009), Cônsoli, Thomé and Neves (2007), Lima (2014), among other authors who have contributed to the analysis. The findings reveal that using appropriate tools for diagnosis, development, and implementation of marketing strategies enhances the viability of attracting customers and expanding relationships with stakeholders to maintain and perpetuate the company in the market.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Comercial (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectStakeholders-
Palavras-chave: dc.subjectCaptação de clientes-
Palavras-chave: dc.subjectDiagnóstico organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas de diagnóstico-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectStakeholders-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational diagnosis-
Palavras-chave: dc.subjectDiagnosis tools-
Título: dc.titleProjeto de diagnóstico e intervenção: implementação de estratégias captação de clientes de uma microempresa de artigos personalizados-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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