Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Antonio Sergio Florindo dos | - |
Autor(es): dc.creator | Narcizo, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006469 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Vilhena. Realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título de licenciado em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso possui o objetivo precípuo de refletir por meio de dados de pesquisas, artigos e fontes diversas acerca da qualidade de ensino de educação financeira ofertada aos discentes do ensino escolar, para compreender se há influência deste ensino na microeconomia doméstica, ou seja, se existe relação entre a educação financeira ofertada e o endividamento e/ou superendividamento das famílias brasileiras. Para possibilitar resultados satisfatórios quanto ao objetivo apresentado, foram realizadas pesquisas bibliográficas, conforme demonstrado na metodologia, em especial, dados oficiais apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa. Além disso, foram estudadas pesquisas que demonstrassem a situação econômica do país atualmente, e como ela poderia ser influenciada pela educação financeira nas escolas, tanto de forma negativa, no caso de sua ausência ou insuficiência, quanto positiva, nos projetos escolares apresentados que impactam a economia das famílias dos estudantes e seu modo de pensar o dinheiro. Ao final, há discussão dos resultados e conclusão demonstram a forma cíclica ligada a ausência de instrução suficiente ao lidar com a microeconomia doméstica e o endividamento e superendividamento familiar. | - |
Descrição: dc.description | The present undergraduate thesis aims primarily to reflect on the quality of financial education provided to students in the school system through research data, articles, and various sources. The objective is to understand whether there is an influence of this education on domestic microeconomics, in other words, whether there is a relationship between the offered financial education and the indebtedness and/or over indebtedness of Brazilian families. To achieve satisfactory results regarding the stated objective, bibliographic research was conducted, as outlined in the methodology, focusing particularly on official data presented by the Organization for Economic Co operation and Development (OCDE) and the Programme for International Student Assessment (PISA). Additionally, studies were examined that illustrated the current economic situation of the country and how it could be influenced by financial education in schools, both negatively in the absence or inadequacy of such education, and positively in school projects that impact the economy of students' families and their mindset toward money. In conclusion, the discussion of results and conclusions highlights the cyclic nature associated with the lack of sufficient instruction in dealing with domestic microeconomics and family indebtedness and over-indebtednes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia doméstica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endividamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domestic economy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indebtedness | - |
Título: dc.title | A importância do ensino da educação financeira nas escolas para o planejamento financeiro familiar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: