Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Piffer, Douglas Moro | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Elisiane Evangelista Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Erika Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1765 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006463 | - |
Descrição: dc.description | Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, sob a orientação do professor Douglas Moro Piffer. | - |
Descrição: dc.description | A telemedicina tem se destacado como uma solução promissora para melhorar o acesso à saúde em regiões remotas, como a Amazônia, caracterizadas por desafios geográficos, sociais e estruturais. Este estudo analisa os impactos da telemedicina na gestão pública de saúde em municípios amazônicos, explorando os desafios de infraestrutura tecnológica, políticas públicas e inclusão social. Foram identificados avanços, como a regulamentação recente durante a pandemia de COVID-19, e limitações relacionadas à conectividade, capacitação profissional e exclusão digital. A pesquisa destaca a necessidade de investimentos em tecnologia, capacitação contínua e políticas adaptadas às particularidades culturais e sociais da região. Conclui-se que a telemedicina tem potencial para reduzir desigualdades históricas no acesso à saúde, desde que sejam implementadas estratégias integradas e inclusivas. Assim, ela se consolida como uma ferramenta indispensável para a modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da equidade na Amazônia. | - |
Descrição: dc.description | Telemedicine has emerged as a promising solution for improving access to healthcare in remote regions, such as the Amazon, characterized by geographical, social and structural challenges. This study analyzes the impacts of telemedicine on public health management in Amazonian municipalities, exploring the challenges of technological infrastructure, public policies and social inclusion. Advances were identified, such as recent regulation during the COVID-19 pandemic, and limitations related to connectivity, professional training and digital exclusion. The research highlights the need for investment in technology, ongoing training and policies adapted to the cultural and social particularities of the region. It concludes that telemedicine has the potential to reduce historical inequalities in access to healthcare, provided that integrated and inclusive strategies are implemented. In this way, it becomes an indispensable tool for modernizing the Unified Health System (SUS) and promoting equity in the Amazon. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Contribuciones a Las Ciencias Sociales | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Relação: dc.relation | n.5 | - |
Palavras-chave: dc.subject | telemedicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | gestão pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | saúde na Amazônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | telemedicine | - |
Palavras-chave: dc.subject | public management | - |
Palavras-chave: dc.subject | health in the Amazon | - |
Palavras-chave: dc.subject | digital inclusion | - |
Título: dc.title | Telemedicina: impactos para a gestão pública em municípios da Amazônia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: