Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escudero, Danilo Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Plaster, Marcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006452 | - |
Descrição: dc.description | Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Informática na Educação, junto ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação sob a orientação do professor Danilo Pereira Escudero. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresentado se refere à inserção de ferramentas de informática na educação, como Kahoot, Chat GPT e Teachy. Enfatiza a importância e relevância destas ferramentas no contexto da sala de aula e da aprendizagem. O uso das tecnologias na educação contribui para uma melhor aprendizagem. As ferramentas citadas foram usadas em diversos momentos, no planejamento das aulas, na preparação de materiais, em pesquisas realizadas pelos próprios alunos, em aula de revisão de conteúdo. Ao ser usado esses recursos, observou-se que a participação dos alunos foi mais acentuada. Com o Kahoot, as aulas se tornaram mais dinâmicas, já o Chat GPT e a Teachy auxiliam no planejamento de aulas e atividades para serem desenvolvidas com os alunos. A tecnologia deve ser uma aliada do professor, não pode ser vista como uma substituta do docente, o papel de intermediar e conduzir as atividades pedagógicas precisa ser pautada e alicerçada no currículo escolar. Quando o educador se permite utilizar as ferramentas tecnológicas, observa-se uma melhor aprendizagem e interesse dos estudantes. A responsabilidade de conduzir as atividades que serão realizadas é do professor, ele é o mediador. O aluno ainda está em formação, ele deve ser conduzido, para ser o protagonista de sua aprendizagem, história e vida. | - |
Descrição: dc.description | The present work concerns the integration of digital tools in education, such as Kahoot, ChatGPT, and Teachy. It emphasizes the importance and relevance of these tools in the classroom and learning context. The use of technology in education contributes to enhanced learning outcomes. The aforementioned tools were employed at various stages: in lesson planning, preparation of teaching materials, student-led research, and content review sessions. When these resources were utilized, an increased level of student participation was observed. With Kahoot, lessons became more dynamic, while ChatGPT and Teachy proved useful for planning lessons and designing activities to be carried out with students. Technology should be seen as an ally of the teacher, not as a substitute. The educator’s role in mediating and guiding pedagogical activities must remain grounded in the school curriculum. When educators allow themselves to use technological tools, improvements in student learning and engagement are noticeable. The responsibility for conducting classroom activities lies with the teacher, who acts as a mediator. Students are still in the process of formation; they must be guided in order to become protagonists of their own learning, stories, and lives. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Informática na Educação (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kahoot | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chat GPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kahoot | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chat GPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | A importância do uso de ferramentas tecnológicas na Escola Marechal Cândido Rondon | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: