Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Deus, Juliano Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Bruna Siqueira Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1123 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006447 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo mostra a importância de métodos de ensinos na disciplina de Biologia, nos anos finais da Educação Básica. Que possibilitem ao aluno visualizar uma relação com sua realidade, por meio da aprendizagem significativa e da contextualização. A aprendizagem significativa de Ausubel traz uma das variáveis isoladas mais importantes dessa aprendizagem que é o conhecimento prévio do aluno. O professor precisa saber o que o aluno traz de casa ou o que ele já tem desconhecimento, para assim formular e reformular novos conhecimentos, que serão acrescentados na aprendizagem do mesmo. É enfatizada a contextualização como um fator importante para a explicação de conteúdos e conceitos da disciplina de Biologia, aproximando a realidade do aluno com os conteúdos expostos em sala de aula. O artigo também mostra a importância da relação professor/aluno. Sabemos que quando os dois compartilham seus saberes o processo de aprendizagem é maior, tornando o diálogo um fator imprescindível na hora da comunicação em sala de aula ou fora dela. No ensino existem diversas metodologias que podem ser aplicadas. Através de pesquisas bibliográficas e documentais, este artigo identifica alguns métodos que podem favorecer o aprendizado do aluno na disciplina de Biologia, métodos estes que podem ser aplicados dentro da sala de aula e também fora dela. O objetivo deste estudo é de identificar métodos de mediar a aprendizagem de conteúdos pelos alunos de forma significativa, contextualizada com saberes já trazidos de casa e com as necessidades pessoais profissionais e sociais da vida cotidiana. | - |
Descrição: dc.description | This article shows the importance of streamlined methodologies in thediscipline of Biology in the final years of Basic Education. That enables students to visualize a relationship with their reality through meaningful learning and contextualization. Ausubel's significant learning brings one of the most important isolated variables of this learning that is the student's prior knowledge. The teacher needs to know what knowledge the student brings from home or what he already knows, in order to formulate and reformulate new knowledge, which will be addedto their learning. Contextualization is emphasized as an important factor for the explanation of contents and concepts of the discipline of Biology, bringing the student's reality closer to the contents exposed in the classroom. The article also shows the importance of the teacher / student relationship. We know that when them both share their knowledge the learning process is greater, making dialogue an essential factor when communicating in the classroom or outside. In teaching there are several methodologies that can be applied. Through bibliographic and documentary research, this article identifies some methods that may favor student learning in the discipline of Biology, which can be applied within and outside the classroom. The aim of this study is to identify methods to mediate students' contentlearning in a meaningful way, contextualized with knowledge already brought from home and the professional and social personal needs of daily life. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Título: dc.title | Métodos para o ensino de biologia nos anos finais da educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: