Acessibilidade e inclusão escolar de surdos: instrumentos institucionalizados para educação inclusiva pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGrutzmacher, Marcos-
Autor(es): dc.contributorPiffer, Douglas Moro-
Autor(es): dc.creatorLima, Maiane Nobre de-
Autor(es): dc.creatorRoberto, Vitória Freire de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1391-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006444-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionA educação inclusiva pode ser descrita como um modelo educacional que visa garantir o acesso, a participação de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, necessidades, habilidades ou deficiências. A disponibilização de recursos pedagógicos e tecnológicos acessíveis, como intérpretes de Libras, materiais didáticos adaptados e plataformas digitais com acessibilidade, também desempenha um papel crucial na construção de ambientes educacionais inclusivos. Este trabalho propõe analisar os instrumentos institucionais adotados pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e verificar como se alinham às leis nacionais pertinentes para promover a inclusão educacional. A pesquisa envolveu levantamento de dados junto aos sites do IFRO, Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) a fim de compreender as estratégias institucionais adotadas no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para contemplar inclusão educacional da pessoa surda proposta nas leis e regulamentações vigentes nacionalmente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherRevista ft-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Título: dc.titleAcessibilidade e inclusão escolar de surdos: instrumentos institucionalizados para educação inclusiva pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO)-
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