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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Grutzmacher, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Piffer, Douglas Moro | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Maiane Nobre de | - |
Autor(es): dc.creator | Roberto, Vitória Freire de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1391 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006444 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | A educação inclusiva pode ser descrita como um modelo educacional que visa garantir o acesso, a participação de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, necessidades, habilidades ou deficiências. A disponibilização de recursos pedagógicos e tecnológicos acessíveis, como intérpretes de Libras, materiais didáticos adaptados e plataformas digitais com acessibilidade, também desempenha um papel crucial na construção de ambientes educacionais inclusivos. Este trabalho propõe analisar os instrumentos institucionais adotados pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e verificar como se alinham às leis nacionais pertinentes para promover a inclusão educacional. A pesquisa envolveu levantamento de dados junto aos sites do IFRO, Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) a fim de compreender as estratégias institucionais adotadas no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para contemplar inclusão educacional da pessoa surda proposta nas leis e regulamentações vigentes nacionalmente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Revista ft | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo | - |
Título: dc.title | Acessibilidade e inclusão escolar de surdos: instrumentos institucionalizados para educação inclusiva pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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