Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Simone Matia da | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Sérgio Nunes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1238 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006422 | - |
Descrição: dc.description | Artigo científico submetido, aprovado e publicado na Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo. | - |
Descrição: dc.description | O presente texto busca analisar o processo da aquisição da língua(gem) a partir das estruturas de análise em relação ao ensino-aprendizado, por meio da utilização da Gramática Gerativa Transformacional. Nessa perspectiva, toma-se como ponto de partida os estudos e observações propostas pelo americano Noam Chomsky, que desenvolveu suas pesquisas com a construção arbórea gramatical. Por conseguinte, tornou-se necessário revisitar os movimentos que o antecederam o gerativismo, a saber: o historicismo de Otto Jespersen (1922), o estruturalismo de Ferdinand de Saussure (1916), o funcionalismo com o Círculo Linguístico de Praga (1926), para então chegar ao gerativismo, proposto por Noam Chomsky (1950). Outrossim, objetiva-se apresentar o surgimento, os pressupostos teóricos, bem como as práticas adotadas no ensino-aprendizado de línguas na educação básica, por meio das concepções de língua, linguagem e sujeito, os quais fazem parte das estruturas enunciativas. Isto posto, é fundamental desenvolver as inúmeras habilidades dos sujeitos alunos – esses como pensadores críticos no processo de materializar a língua em seu ato comunicativo (oral ou escrito). | - |
Descrição: dc.description | This text seeks to analyze the process of language acquisition based on the structures of analysis in relation to teaching and learning, through the use of Transformational Generative Grammar. From this perspective, it takes as its starting point the studies and observations proposed by the American Noam Chomsky, who developed his research with the grammatical tree construction. It was therefore necessary to revisit the movements that preceded generativism, namely: the historicism of Otto Jespersen (1922), the structuralism of Ferdinand de Saussure (1916), functionalism with the Prague Linguistic Circle (1926), and then arrive at generativism, proposed by Noam Chomsky (1950). The aim is to present the emergence and theoretical assumptions, as well as the practices adopted in language teaching and learning in basic education, through the conceptions of language, language and subject, which are part of the enunciative structures. That said, it is essential to develop the numerous skills of subjectstudents – these as critical thinkers in the process of materializing the language in their communicative act (oral or written). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Cuadernos de Educación y desarrolo | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua(gem) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática gerativa transformacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language(s) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformational generative grammar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Título: dc.title | Teoria e prática do ensino-aprendizagem: a gramática gerativa como fundamento na educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: