Ferramentas digitais no âmbito escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFausto, Ilma Rodrigues de Souza-
Autor(es): dc.creatorPontes, Maria Rita Lemes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006420-
Descrição: dc.descriptionRelatório Técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus IFRO Itapuã do Oeste, como requisito parcial para obtenção do grau de Pós-graduação, junto ao Curso Informática aplicada a educação.-
Descrição: dc.descriptionA informática aplicada em sala de aula representa uma importante estratégia pedagógica na educação contemporânea, ao possibilitar a integração de recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem. Seu uso promove aulas mais dinâmicas, interativas e alinhadas com a realidade digital vivida pelos alunos. Ferramentas como softwares educacionais, plataformas digitais, jogos pedagógicos, vídeos e aplicativos favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e digitais, além de estimular a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes. No entanto, sua efetiva aplicação exige formação adequada dos professores, infraestrutura escolar apropriada e planejamento pedagógico intencional.-
Descrição: dc.descriptionComputer science applied in the classroom represents an important pedagogical strategy in contemporary education, enabling the integration of technological resources into the teaching-learning process. Its use promotes more dynamic, interactive classes aligned with the digital reality experienced by students. Tools such as educational software, digital platforms, educational games, videos, and apps foster the development of cognitive, social, and digital skills, in addition to stimulating students' autonomy and critical thinking. However, its effective implementation requires adequate teacher training, appropriate school infrastructure, and intentional pedagogical planning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Informática na Educação (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectInformática-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectComputing-
Palavras-chave: dc.subjectDigital tools-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technology-
Título: dc.titleFerramentas digitais no âmbito escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.