Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Márcia de Fátima Morais | - |
Autor(es): dc.creator | França, Cleudson Fabrício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1653 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006417 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à coordenação de Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, campus Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Física. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo analisar o que as produções acadêmicas revelam sobre o uso de vídeos curtos no ensino de Física no ensino médio, identificando os desafios e as possibilidades dessa abordagem metodológica. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura sistematizada, de cunho qualitativo e de caráter descritivo sendo selecionadas e analisadas produções acadêmicas que abordavam o uso de vídeos curtos nas práticas pedagógicas. Os resultados indicaram que o uso de vídeos curtos pode potencializar o engajamento dos alunos facilitando a compreensão de conceitos complexos, a importância da formação continuada de professores para a implementação eficaz dessa metodologia, bem como, a necessidade de adaptação dos conteúdos às demandas dos alunos contemporâneos. Os desafios identificados incluíram a resistência à mudança por parte dos educadores e a necessidade de um planejamento mais inovador e interativo. Em suma, a utilização de vídeos curtos no ensino de Física não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também responde às exigências de um contexto educacional em constante transformação. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze what academic productions reveal about the use of short videos in teaching Physics in high school, identifying the challenges and possibilities of this ethodological approach. The research was carried out through a systematic literature review, of a qualitative and descriptive nature, academic productions that addressed the use of short videos in pedagogical practices were selected and analyzed. The results indicated that the use of short videos can enhance student engagement by facilitating the understanding of complex concepts, the importance of continuing teacher training for the effective implementation of this methodology, as well as the need to adapt content to the demands of contemporary students. Challenges identified included resistance to change on the part of educators and the need for more innovative and interactive planning. In short, the use of short videos in Physics teaching not only enriches the learning process, but also responds to the demands of na educational context in constant transformation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos curtos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramenta metodológica | - |
Título: dc.title | O uso de vídeos curtos no ensino de física no ensino médio: o que revelam as produções acadêmicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: