Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Milani, Samanta Margarida | - |
Autor(es): dc.creator | Feitosa, Rahuana Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006414 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem matemática sempre enfrentou dificuldades com relação à assimilação de seus conceitos em sala de aula, pois alguns alunos não se sentem motivados a aprender matemática pelos métodos convencionais. No intuito de mudar este cenário, é que se propõe a utilização de metodologias alternativas, como a utilização de jogos didáticos. Esta proposta visa, mudar a forma de aprendizagem do aluno, que terá interesse em desenvolver os conceitos apresentados. Pensando nisso, é que se propôs neste artigo a utilização de jogos pedagógicos como recurso aos educadores no desenvolvimento da aprendizagem matemática dos alunos. Com objetivo de apresentar o jogo didático como instrumento facilitador na aprendizagem e diferencial metodológicos de ensino é que se trabalhou a construção do estudo. A partir da proposta e das discussões apresentadas levou à conclusão de que a metodologia desenvolvida a partir da utilização de jogos didáticos é uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem da matemática. | - |
Descrição: dc.description | Mathematics learning has always had difficulties regarding the assimilation of its concepts in the classroom, since some students were not motivated to use the resources of the conventional language. There is no way to change this scenario, it is proposed to use alternative methodologies, such as the use of didactic games. This proposal aims to change the way students learn, which has an interest in developing the concepts presented. Thinking about this, it is in this article that he used pedagogic games as a resource for educators in the development of students' mathematics learning. With the objective of presenting the didactic game as a facilitator in learning and the methodological results of teaching, we worked on the construction of the study. From the proposal and the discussions presented led to the conclusion that the methodology developed from the use of educational games is a viable alternative for the teaching and learning of mathematics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Título: dc.title | Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: