Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bento, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Juliana Perozo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006407 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito de avaliação parcial para a obtenção do títutlo de Tecnóloga em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | Objetivou-se analisar a associação entre a presença de hortas escolares e a participação das escolas no Programa Saúde na Escola (PSE), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), considerando as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Trata-se de um estudo transversal, com base em dados secundários da PeNSE, conduzida entre abril e setembro de 2019 com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas brasileiras. A amostra foi probabilística, com análise da variável desfecho “horta escolar” e da variável explicativa “localização da escola”, utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson. Das 75.960 escolas analisadas, 21,88% relataram possuir horta escolar. Houve associação significativa entre a presença de hortas e a participação no PSE apenas nas áreas urbanas (p < 0,05), enquanto nas áreas rurais essa associação não foi estatisticamente significativa. Apesar da maior prevalência de hortas nas zonas rurais, sua ocorrência parece ocorrer de forma espontânea, independentemente do PSE. Os resultados indicam que o PSE pode desempenhar papel estruturante para a implementação de hortas nas áreas urbanas, onde os desafios são mais acentuados. A presença de hortas escolares reflete desigualdades territoriais e aponta a importância da articulação entre políticas públicas para o fortalecimento da EAN nas diferentes realidades escolares do país | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze the association between the presence of school gardens and schools’ participation in the School Health Program (PSE), based on data from the National School Health Survey (PeNSE), considering differences between urban and rural areas. This is a cross-sectional study based on secondary data from PeNSE, conducted between April and September 2019 with students from public elementary and high schools in Brazil. The sample was probabilistic, analyzing the outcome variable "school garden" and the explanatory variable "school location," using Pearson’s Chi-square test. Of the 75,960 schools analyzed, 21.88% reported having a school garden. There was a significant association between the presence of gardens and participation in the PSE only in urban areas (p < 0.05), while in rural areas this association was not statistically significant. Despite the higher prevalence of gardens in rural areas, their presence seems to occur spontaneously, independently of the PSE. The results indicate that the PSE may play a structuring role in implementing gardens in urban areas, where challenges are more pronounced. The presence of school gardens reflects territorial inequalities and highlights the importance of coordinating public policies to strengthen Food and Nutrition Education in the diverse school contexts across the country | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hortas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Saúde na Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação saudável | - |
Palavras-chave: dc.subject | School gardens | - |
Palavras-chave: dc.subject | School health program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Healthy eating | - |
Título: dc.title | Associação entre hortas escolares e o Programa Saúde na Escola: análise da PeNSE 2019 com recorte urbano - rural no Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: