Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Robinson Brancalhão da | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Apoliana Lima dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006403 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo principal compreender os impactos que a adoção do home office, no período da quarentena da Covid-19, teve no conflito trabalho- família vivido por mulheres brasileiras. Nota-se que no decorrer do tempo o trabalho sofreu constantes mutações, principalmente com a chegada da pandemia causada pelo Covid-19. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sistemática aliada ao método de revisão integrativa, a partir de estudos realizados entre 2015 e outubro de 2022, acerca da modalidade de trabalho home office no setor público durante a pandemia. A respeito dos resultados, este estudo apontou que o home office traz benefícios para a mulher trabalhadora, como maior tempo com a família, mais tempo para atividades pessoais e também retira a necessidade de deslocamento para a empresa. Porém, ao mesmo tempo, o trabalho remoto traz grandes desvantagens, o maior tempo com a família visto também como uma vantagem, em alguns pontos se torna desvantajoso visto que isso acarreta maior quantidade de trabalho doméstico, pois esse trabalho historicamente, independentemente do contexto familiar, é de responsabilidade da mulher e, durante a pandemia, isso foi agravado, pois, devido ao isolamento social imposto, filhos e maridos também ficaram em casa, fazendo com que os cuidados com o lar e com os familiares aumentassem. O presente estudo traz contribuições práticas para as organizações e também para as trabalhadoras, pois, analisando os impactos trazidos por essa modalidade de trabalho, é possível encontrar formas de mitigar os efeitos negativos dela decorrentes. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this article is to understand the feelings that the adoption of the home office, in the period of the Covid-19 quarantine, had in the work- family conflict experienced by Brazilian women. It is noted that over time the work has suffered constant fines, especially with the arrival of the pandemic caused by Covid-19. The methodology used was the simplified review combined with the integrative review method, based on studies carried out between 2015 and October 2022, on the modality of home office work in the public sector during the pandemic. Regarding the results, this study indicated that the home office brings benefits to working women, such as more time with the family, more time for personal activities and also removes the need to travel to the company. However, at the same time, remote work brings great care, more time with the family is also seen as an advantage, in some points it becomes disadvantageous since this entails a greater amount of housework, since this work historically, regardless of the family context , is the responsibility of the woman and, during a pandemic, this was aggravated, because, due to the social isolation imposed, children and husbands also stayed at home, causing the care of the home and family members to increase. The present study brings practical contributions to organizations and also to workers, since, by analyzing the effects caused by this type of work, it is possible to find ways to mitigate the negative effects suffered by it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista ft | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Home office | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia de Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Setor Público. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Home office | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public sector | - |
Título: dc.title | Mulher em home office no setor público durante a pandemia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: