Sequência didática sobre resíduos sólidos elétricos: formação técnica e ética em prol da justiça ambiental

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Autor(es): dc.contributorBatista, Josélia Fontenele-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ozanir Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1444-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006385-
Descrição: dc.descriptionProduto Educacional apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia.-
Descrição: dc.descriptionA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como um dos seus objetivos a integração do ensino técnico profissionalizante ao ensino médio propedêutico, realizando a práxis enquanto busca eliminar a dualidade do processo de educação, ou seja, aspira uma formação integral dos sujeitos. As Sequências didáticas (SD) são instrumentos pedagógicos que têm a finalidade de organizar as atividades de ensino, objetivando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos estabelecidos nas ementas. Desse modo, a SD aqui apresentada foi desenvolvida para ser adotada no IFRO, Campus Porto Velho Calama, especificamente nos cursos integrados ao médio, abordando conteúdos sobre resíduos sólidos elétricos, a fim de promover a justiça ambiental, que se refere à necessidade de diminuir desigualdades sociais e econômicas ligadas ao contexto ambiental. Além do fomento da formação técnica baseada em princípios éticos, procurando contribuir com uma sociedade mais igualitária, buscou-se apresentar uma proposta com abordagem metodológica que mostrasse ao estudante a importância e aplicação dos procedimentos científicos, iniciando pelo conhecimento prévio do aluno, adquirido na sua realidade local. O desenvolvimento da sequência didática ocorre em três encontros. No primeiro encontro, problematizamos, então, a temática acerca da gestão de resíduos sólidos elétricos. Isso se deu a partir de debates e discussões sobre o tema. No segundo encontro, assistimos juntos a um vídeo disponível no YouTube, intitulado "Legislação Ambiental: O que é e como ela impacta o meio ambiente?". Após finalizá-lo, as discussões tomaram rumo facilmente, porque muitos questionamentos sobre o assunto ficaram em ênfase. Por fim, no terceiro encontro ocorreu a aplicação dos conteúdos discutidos anteriormente. Mais precisamente, organizaram um podcast, com o propósito de demonstrar a incorporação de novas atitudes dos alunos frente ao tema. Diante disso, deve-se levar em consideração o desejo social por mais oportunidades, por mais saúde e por um meio ambiente mais sustentável para todos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos elétricos-
Título: dc.titleSequência didática sobre resíduos sólidos elétricos: formação técnica e ética em prol da justiça ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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