Como a pandemia de covid19 afetou economicamente as pequenas empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEguez, Bárbara Adelaide Parada-
Autor(es): dc.creatorMrojinski, Ariel Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006377-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial-
Descrição: dc.descriptionACovid-19 tem afetado, negativamente, a maioria das pequenas empresas em todo o mundo. Muitas empresas tiveram dificuldades devido à queda nas receitas decorrentes da diminuição do número de clientes e do aumento dos custos. E, embora algumas dessas empresas se mostraram capazes de se adaptar e prosperar durante a pandemia, a maioria enfrentou dificuldades, uma vez que elas tiveram que se adaptar aos diversos desafios, como a queda na demanda, a falta de insumos e a diminuição do número de clientes. Nesse contexto, a presente pesquisa, de caráter exploratório, buscar realizar uma revisão bibliográfica a respeito das estratégias desenvolvidas pelas pequenas empresas frente aos desafios impostos pela COVID-19. Para tanto, o estudo adota o seguinte objetivo geral: Identificar as estratégias desenvolvidas pelas pequenas empresas para superar os desafios econômicos da pandemia. A pesquisa apontou que a maior parte das pequenas empresas não parou de funcionar. Embora muitas dessas empresas deixaram de atender presencialmente, em contrapartida desenvolveram soluções para oferecer o atendimento, através de delivery, utilizando-se do serviço de motoboys e aplicativos.-
Descrição: dc.descriptionCovid-19 has negatively affected most small businesses around the world. Many small businesses had difficultiessince have lost revenue due to the decrease in the number of customers and the increase in costs. Some of these companies have proved capable of adapting and thriving during the pandemic, most of these companies have struggled as they have had to adapt to diverse challenges, such as falling demand, a lack of inputs and a dwindling number from clients. In this context, the present exploratory research aims to carry out a bibliographical review regarding the strategies developed by small companies in the face of the challenges imposed by COVID-19. This study adopts the following general objective: Identifying the strategies developed by small businesses to overcome the economic challenges of the pandemic. This research pointed out that most small businesses did not stop working. Although, many of these companies have developed solutions to offer service through delivery, using the service of “motoboys” and apps.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Comercial (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas Empresas-
Palavras-chave: dc.subjectCrise-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência-
Palavras-chave: dc.subjectSmall business-
Palavras-chave: dc.subjectCrisis-
Palavras-chave: dc.subjectPermanence-
Título: dc.titleComo a pandemia de covid19 afetou economicamente as pequenas empresas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.