A sala de aula invertida e a experimentação problematizadora aplicada à química como metodologia ativa na Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Iza Reis-
Autor(es): dc.creatorLopes, Camila Budim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006372-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Programa de Pós – Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.-
Descrição: dc.descriptionUm grande desafio para os professores da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na atualidade é a busca contínua por metodologias capazes de provocar mudanças significativas na produção e aquisição de conhecimento. Nesse sentido, este estudo tem como problema de pesquisa a combinação das abordagens de ensino sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, na disciplina de Química, como uma possibilidade de inovação do processo de ensino- aprendizagem na EPT. O objetivo deste trabalho é contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da disponibilização de Roteiros de Aprendizagem Experimental de Química sobre sala de aula invertida e a experimentação problematizadora como metodologias ativas de aprendizagem. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ji-Paraná, junto aos professores da área de Química que lecionam essa disciplina no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa; desenvolvimento dos roteiros de aprendizagem experimental; um questionário final avaliativo e finalização do produto gerado. Os resultados desta pesquisa colaboram para o desenvolvimento da literatura sobre a EPT e apóia o ensino de Química, na medida em que foi produzido um material metodológico para aplicação em que aborda a integração de duas metodologias ativas, sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, que poderá ser utilizado pelos professores tanto no ensino presencial quanto no ensino híbrido.-
Descrição: dc.descriptionA major challenge for teachers of Professional Technological Education (EPT) today is the continuous search for methodologies capable of causing significant changes in the production and acquisition of knowledge. In this sense, this study has as a research problem the combination of inverted classroom teaching approaches and problematizing experimentation, in the discipline of Chemistry, as a possibility of innovation in the teaching-learning process in EPT. The objective of this work is to contribute to the innovation of the teaching-learning processes, used by the professors of the Federal Institute of Rondônia (IFRO), through the availability of Experimental Learning Guides in Chemistry on flipped classroom and problematizing experimentation as methodologies active learning. The research methodology is qualitative and investigative. This research was carried out at the IFRO Campus Ji -Paraná, together with teachers in the area of Chemistry who teach this subject in the Technical Course Integrated to High School. The study was carried out through: bibliographic survey; document analysis; an initial diagnostic questionnaire; a conversation circle; development of experimental learning scripts; a final evaluative questionnaire and finalization of the generated product. The results of this research contribute to the development of the literature on EPT and support the teaching of Chemistry, insofar as methodological material was produced for application in which it addresses the integration of two active methodologies, flipped classroom and problematizing experimentation, which can be used by teachers both in face-to-face teaching and in hybrid teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química-
Palavras-chave: dc.subjectSala de Aula Invertida-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação Problematizadora-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFlipped Classroom-
Palavras-chave: dc.subjectProblematizing Experimentation-
Título: dc.titleA sala de aula invertida e a experimentação problematizadora aplicada à química como metodologia ativa na Educação Profissional e Tecnológica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.