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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Almeida, Edslei Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Suruí, Nauama dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1102 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006301 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. | - |
Descrição: dc.description | Os povos indígenas em seu contexto cultural possuem uma relação muito próxima com anatureza especialmente com as plantas. A etnobotânica é a ciência que visa resgatar e valorizar esses conhecimentos. Diante disso, este trabalho objetivou relatar os conhecimentos etnobotânicos com enfoque nas plantas medicinais do povo indígena Paiter Suruí de Rondônia e incentivar a valorização dos mesmos por meio da educação escolar indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises de trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí. O resultado da pesquisa mostrou que o povo Paiter Surui possui tradicionalmente um vasto conhecimento etnobotânico, há uma variedade de plantas medicinais para doenças como diarreia, conjuntivite e inflamações. No entanto o estudo apontou que esses conhecimentos vêm se perdendo ao longo do tempo devido o contato com as comunidades não indígenas e com modelo de escola que não se preocupa com o etnoconhecimento. Assim a pesquisa finaliza propondo aos professores das escolas indígenas que utilizem métodos de ensino que promovam a valorização da cultura e que permita que os alunos indígenas participem ativamente no processo de ensino. | - |
Descrição: dc.description | The indigenous peoples in their cultural context have a very close relationship with natureespecially with plants. Ethnobotany is the science that seeks to rescue and value this knowledge. The objective of this study was to report ethnobotanical knowledge with a focus on the medicinal plants of the indigenous people of Paiter Suruí in Rondônia and to suggest their appreciation through indigenous school education. For that, a bibliographical study was carried out, and analyzes of the academic works of the researchers Paiter Suruí. The result of the research showed that the Paiter Surui people traditionally possess a vast ethnobotanical knowledge. There are a variety of medicinal plants for diseases such as diarrhea, conjunctivitis and inflammation. However, the study pointed out that this knowledge has been lost over time due to contact with non- indigenous communities and a school model that does not care about ethnoconference. Thus, the research ends by suggesting to indigenous school teachers that they use teaching methods that promote the appreciation of culture and that allow indigenous students to participate actively in the teaching process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnobotânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paiter Suruí | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas medicinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnobotany | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paiter Suruí | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicinal plants | - |
Título: dc.title | Remédios do mato: estudo etnobotânico na comunidade indígena Paiter Suruí | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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