Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): uma reflexão acerca da inclusão no Ensino Básico como matéria obrigatória

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Jamile Nascimento-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Sthefanny Cristina Rosário do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006239-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionA Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua natural das comunidades surdas no Brasil, configura-se como um sistema linguístico gestual-visual completo e complexo. Apesar das leis que garantem a educação inclusiva, a realidade diverge do ideal. Este estudo analisou a educação da comunidade no Brasil, observando as formas de incluí-la socialmente e combater o preconceito. A inclusão da LIBRAS como disciplina curricular obrigatória emerge como tema fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo a comunicação eficaz e o respeito à diversidade linguística e cultural. Através da pesquisa bibliográfica e documental, este artigo, classificado como exploratório e descritivo, quanto ao objetivo, discute a questão e propõe a oferta da LIBRAS como disciplina para todos os alunos, promovendo a inclusão social por meio da comunicação. através de uma abordagem qualitativa, o resultado do estudo aponta que ações concretas e investimentos estratégicos da gestão pública podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável para todos.-
Descrição: dc.descriptionBrazilian Sign Language (LIBRAS), the natural language of deaf communities in Brazil, is a complete and complex gestural-visual linguistic system. Despite laws that guarantee inclusive education, reality diverges from the ideal. This study analyzed the education of the deaf community in Brazil, observing ways to include them socially and combat prejudice. The inclusion of LIBRAS as a mandatory curricular subject emerges as a fundamental theme for building a more just and inclusive society, promoting effective communication and respect for linguistic and cultural diversity. Through bibliographic and documentary research, this article, classified as exploratory and descriptive, as to its objective, discusses the issue and proposes the offer of LIBRAS as a subject for all students, promoting social inclusion through communication. Through a qualitative approach, the study results indicate that concrete actions and strategic investments by public administration can contribute to the construction of a more just, inclusive and sustainable society for all.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian sign language-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Título: dc.titleLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS): uma reflexão acerca da inclusão no Ensino Básico como matéria obrigatória-
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